O desenvolvimento do Para Snowboard no Brasil

Desde meados de junho de 2018, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos de Neve começou seu programa de iniciação de Para Snowboard. Com o objetivo principal de desenvolver a modalidade em território nacional, os treinamentos são realizados no Snowland – parque de neve parceiro da Confederação, localizado em Gramado – RS. Atualmente, são 14 paratletas beneficiados.

O programa funciona da seguinte maneira: workshops foram realizados em Porto Alegre/RS, Caxias do Sul/RS e, posteriormente, no próprio Snowland em Gramado/RS, onde atletas foram selecionados para seguirem na iniciação. A partir disso, os treinos ocorrem dentro do Snowland semanalmente, que conta com pista artificial que possibilita essa experiência no Brasil, em horários cedidos pelo parque. Além de disponibilizarem o local em si, o Snowland também colabora com instrutores. 

Felipe Schultz, coordenador técnico do programa de iniciação , reitera a importância dos parceiros na viabilização do programa: “O Snowland tem dado todo o suporte para que consigamos desenvolver o projeto em suas instalações. É importante lembrar da parceria com a FADERS (representado pela Claudia Alfama), que trabalha com a inclusão e o esporte adaptado no Rio Grande do Sul. Com o auxílio dessas duas instituições, estamos aumentando o número de participantes no projeto e especializando cada vez mais os próprios participantes e os profissionais envolvidos nas sessões de treinamento”.

Feita a iniciação aqui no Brasil, selecionam-se atletas – com foco na categoria feminina – para participarem de treinamentos no exterior (na neve de verdade), com o objetivo de preparar uma equipe nacional para as competições do IPC e buscar a participação nos próximos Jogos Paralímpicos de Inverno.  “Com o acúmulo de mais de um semestre de treinamento para os que entraram primeiro no projeto, é esperado que eles tenham conseguido se desenvolver ainda mais e tenham ainda mais condições de se desenvolver quando chegarem na montanha”, explica Schultz.

Expectativas de 2019

Iniciados os treinos em 26 de janeiro, a ideia é que a equipe de iniciação siga em treinamentos até dezembro. Mais que isso, estão planejados quatro training camps e o 1o Campeonato Brasileiro de Para Snowboard – tudo lá no Snowland. “No sentido do desenvolvimento e consolidação do Para Snowboard brasileiro, a criação do Campeonato Brasileiro de Para Snowboard torna-se, neste momento, ação necessária e prioritária para a iniciação e evolução competitiva de atletas”, explica Felipe Marco, analista técnico do esporte paralímpico da CBDN.