Conheça os nomes que marcaram a história do esqui no mundo
Stefano Arnhold, Presidente do Conselho Consultivo da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve) e atleta Master de esqui contou para o Brasil na Neve quais os esquiadores de mais destaque do mundo até hoje e seus maiores feitos que os levaram a se tornar referências globais da prática.
“A comparação não é muito fácil”, revela Arnhold. Isso porque depende muito do que é considerado. Se será a quantidade de títulos mundiais ou de medalhas olímpicas, por exemplo”. Ainda mais porque alguns grandes esquiadores foram da época que só havia Downhill, Slalom Gigante e Slalom Especial, por exemplo.
“Só depois foi adicionado o Super G (Slalom Super Gigante) e o Combinado (que combina o Downhill com o Slalom Especial) e mais recentemente o Parallel Team Event”, explica. Então, para alguns, só foi possível ganhar três medalhas enquanto hoje a possibilidade são de seis. Sem contar o número de Copas do Mundo, que também é muito maior.
Mas, considerando diversos fatores:
Melhores esquiadores do mundo
Feminino
1) Lindsey Vonn
Lindsey Vonn (USA)
Recordista de Globos de Cristal entre as mulheres – já foram 20, ela tem 82 vitórias em Copa do Mundo. Aprendeu a esquiar com o avô, Don Kildow, quando criança. Vonn se aposentou recentemente na temporada 2018/2019 e é referência fora das pistas como embaixadora do esporte.
Annemarie Moser-Proell (AUT)
Pioneira no esporte entre as mulheres, virou lenda já nos anos 70. Tem 16 Globos de Cristal e 62 vitórias em Copa do Mundo. Chegou a parar por um tempo para cuidar do pai com câncer, mas dominou o esqui feminino na sua época e chegou a ganhar 5 Globos Overall consecutivos.
Janica Kostelic (CRO)
Tem quatro medalhas de olímpicas de ouro, sendo 3 conquistadas em Salt Lake City 2002 onde ainda ganhou a de prata no SG. Vem de família humilde e teve seu pai como treinador, especialista na área. Chegou a passar por 10 cirurgias no joelho e na tireoide durante sua carreira. Começou a esquiar quando criança e se aposentou aos 25 anos.
Masculino
3) Hermann Maier
Ingmar Stenmark (SWE)
Considerado uma lenda, possui uma técnica incomparável mesmo utilizando esquis menos eficientes do que os atuais. Participava apenas das provas técnicas, especialista em Slalom Gigante e Slalom Especial. Mesmo assim ainda detém o recorde de vitórias em Copa do Mundo, com 86 ouros. Stenmark começou a esquiar aos cinco anos de idade e venceu sua primeira competição nacional aos oito.
Marcel Hirscher (AUT)
Ganhou 20 Globos de Cristal (títulos de temporada de Copa do Mundo), sendo impressionantes 8 de Overall. Foi o melhor da sua época e dominou totalmente as provas técnicas. Antes de se aposentar, recentemente, na temporada 2018/2019, teve algumas lesões mas sempre se recuperava e voltava aos pódios.
Hermann Maier (AUT)
Famoso por sua força física, é especialista em provas de velocidade (Downhill e Super G) e também destaque no Slalom Gigante. Só foi ter sucesso por volta dos 23 anos e, apelidado de “Herminator”, hoje tem 14 Globos de Cristal, sendo 4 overall. Ele se machucou nos Jogos de Nagano (1998), mas se recuperou e dias depois ganhou duas medalha de ouro.