Manex Silva disputa a prova de Skiathlon em sua estreia em Jogos Olímpicos de Inverno

Crédito foto em destaque: Alexandre Castello Branco/COB

O jovem atleta brasileiro Manex Silva participa pela primeira vez dos Jogos Olímpicos de Inverno e se torna o primeiro atleta do país a disputar a prova de Skiathlon

A equipe brasileira de Ski Cross Country teve a estreia do seu primeiro representante nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, realizados neste ano em Beijing (China).

Manex Silva, 19 anos, classificou-se aos Jogos Olímpicos de Inverno com grande destaque; Manex é o primeiro atleta brasileiro a atingir o índice Olímpico A, ao ter conseguido resultados abaixo dos 100 pontos FIS, o que o permite disputar todas as provas individuais dos Jogos, incluindo a prova de Skiathlon.

O que é o Skiathlon

O Skiathlon é uma das provas disputadas do Ski Cross Country, em que metade da prova é percorrida na técnica clássica e a outra metade na técnica livre.

Em Beijing, os atletas devem percorrer um percurso de 15km (7.5km + 7.5km) no feminino e 30km (15km + 15km) no masculino. O circuito em Beijing tem uma extensão total de 3.75km, ou seja, no feminino serão duas voltas em cada técnica, e no masculino quatro voltas em cada técnica.

Esse formato atual do Skiathlon foi disputado pela primeira vez em Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia).

Em 2018, nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang (na Coreia do Sul), o medalhista de ouro foi o norueguês Simen Hegstad Krueger, no masculino, e a sueca Charlotte Kalla, no feminino.

Manex Silva estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

A prova de Skiathlon foi realizada neste domingo, dia 06 de fevereiro, e contou com a participação de 70 atletas Olímpicos, no masculino. Manex Silva foi o atleta mais novo entre todos a realizar a largada na prova em sua estreia nos Jogos de Beijing 2022.

A largada do jovem atleta já é algo inédito, nenhum brasileiro jamais havia se classificado para a disputa dessa prova em Jogos Olímpicos.

Manex realizou um grande esforço durante a prova, terminando na 67ª colocação após ter sido ultrapassado pelo primeiro colocado no final de sua terceira volta (de acordo com a regra, nesse formato de disputa o atleta não pode seguir na pista caso seja ultrapassado).

Jonathan Lamothe, canadense, preparador de skis da equipe brasileira, explicou as dificuldades enfrentadas devido às condições da pista: “A neve estava muito muito seca, com bastante vento. A pista estava bastante difícil de esquiar. A preparação do ski precisa ser com uma cera que dure bastante pois a neve seca retira a cera muito rápido”.

Apesar do resultado, Manex está otimista com as futuras provas que disputará nos Jogos: “Eu ainda tenho 3 provas: o Sprint, a de 15km e a de 50km. Eu tenho mais expectativa pelo Sprint, onde a prova é mais curta, as são diferenças menores e posso me sair melhor. Estou feliz por estar aqui, ter dado meu máximo e ansioso pelo Sprint!”, disse Manex.

“Manex foi bem, fez uma boa corrida. É um circuito que não combina muito com ele por ser muito duro e menos técnico, e também sobre a distância, normalmente compete entre 10 e 15 km e essa prova era o dobro da distância. Esperamos um resultado melhor no Sprint e nos 15 km clássico”, comentou Julen, treinador do atleta brasileiro.

O russo Alexander Bolshunov venceu a prova com um show a parte, colocando mais de 1 minuto de distância para o segundo colocado, o também russo Denis Spitsov, e incríveis 2 minutos para o terceiro colocado, o finlandês, Iivo Niskanen.

“É muito raro ver uma prova de Cross Country terminar tamanha diferença no mais alto nível, em especial no Jogos Olímpicos. O ritmo imposto por Bolshunov desde o início da prova foi algo impressionante, tanto que menos de 50 atleta conseguiram terminar a prova.”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

“Manex conseguiu se classificar para o Skiathlon e fez uma ótima prova. Ele foi o atleta mais novo a largar e tem um grande potencial de desenvolvimento, em especial, pois no Cross Country o pico de performance dos atletas está entre os 27 e trinta e poucos anos.”, complementa Pedro.

A próxima prova que Manex disputará será a de Sprint, no dia 08 de fevereiro às 5:50 da manhã (horário de Brasília).

Veja aqui a agenda completa dos brasileiros em Beijing 2022