Descendo as montanhas: saiba mais sobre a história do Campeonato Brasileiro Aberto de Ski Alpino

Paixão, história e muita neve. O 34º Campeonato Brasileiro Aberto de Ski Alpino começa dia 01 de setembro. Será a primeira vez que Corralco, no Chile, sediará a competição, que já ocorreu em diferentes montanhas da América do Sul e carrega tradição e memórias.

A história do campeonato antecede à da própria CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve. A primeira edição foi realizada em 1986, em Termas de Chillán (Chile), por Domingos Giobbi e Sylvio Monti – ambos fundadores, posteriormente, da ABS – Associação Brasileira de Ski (precursora do que hoje é a CBDN). 

A ideia de um campeonato familiar, com provas que contemplassem todas as idades, sempre foi um ponto fundamental na ideia dos seus criadores. Ou seja, os Campeonatos Abertos eram, além de provas e espaços de competição, um momento de encontro de todos os brasileiros apaixonados por neve.

Talentos descobertos em meio ao esporte em família

Ao mesmo tempo, a abrangência de brasileiros que praticavam o ski alpino tornou o evento uma data para revelar novos talentos deste esporte. Foi do Campeonato Brasileiro que saíram, por muito tempo, os principais nomes de atletas que representaram o Brasil em Mundiais, Jogos Olímpicos e outras importantes competições da modalidade.

Esse foi o caso de Mirella Arnhold, que começou a competir no Campeonato Brasileiro Aberto de Ski Alpino e se tornou atleta olímpica. Mirella conta que o evento foi a porta de entrada para o esporte de alto rendimento e que se tornou muito importante na consolidação de sua carreira. 

“Em 1994, eu tinha 11 anos de idade e o que foi muito marcante para mim é que a minha família inteira participou do campeonato, e todos nós ganhamos alguma medalha. A partir de 1994, a gente começou a participar e treinar todos os anos em família. Assim, eu conquistei o título brasileiro não só em 1994, como em 1995, 1996, 1997, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005. A partir de 2001 eu já estava competindo a FIS”, relata.

O apoio da família para participar da competição vinha até mesmo quando Mirella menos esperava. “Nos anos de 1988, 1999 e 2000, eu não participei do campeonato porque fazia colegial e a semana de provas coincidia justamente com a semana do Campeonato Brasileiro. Então meu pai [Stefano Arnhold] sempre falava: ‘Depois você faz as provas na semana de reposição. Participa do Campeonato Brasileiro!’. Eu ficava preocupada e dizia que tinha que fazer as provas do colégio (risos)”, conta.

As memórias também contam o incentivo que Mirella teve da própria Confederação e de como o sonho olímpico foi possível depois da experiência do campeonato. 

“Na época em que eu comecei, com meus 11 anos, eu lembro que o Sr Domingos Giobbi falava: ‘Olha, só vai poder competir pelo Brasil e internacionalmente quando você conquistar o título do campeonato brasileiro na categoria aspirantes’. Lembro de esperar ansiosamente, a cada ano, pela minha entrada na categoria para conquistar o título brasileiro e quem sabe ganhar a licença FIS (Federação Internacional de Ski) para começar a competir internacionalmente pelo Brasil. E foi bem assim que aconteceu”, relembra.

Nove vezes campeã brasileira, a atleta ainda participou de um campeonato masters de ski alpino, em três campeonatos mundiais e nas Olímpiadas de Inverno de Salt lake City, em 2002, e em Torino, 2006. 

O retorno do Campeonato em 2019

Neste ano, Mirella Arnhold não apenas faz parte da organização, como também será a embaixadora da competição. A atleta será responsável por ministrar as clínicas de ski alpino para os participantes.

“Minha maior expectativa com a Clínica é que todos os participantes (independentemente do seu nível técnico no ski e competitivo) divirtam-se na neve enquanto aprendem algo novo, não apenas conosco (organizadores da Clínica), mas também uns com os outros. Afinal de contas, a Clínica, juntamente com o Campeonato, visa promover o encontro de brasileiros amantes dos esportes de neve para que possam se desenvolver tecnicamente e trocar experiências”.

Após quatro anos sem ser realizado, as expectativas são altas para o retorno do Campeonato Brasileiro Aberto de Ski Alpino.

“A volta do Campeonato Aberto de Ski Alpino gera muita expectativa em todos, por ser o evento que iniciou toda a história de Campeonatos Brasileiros na Neve, há mais de três décadas atrás. Temos certeza que será um evento muito interessante, pois contará tanto com participantes que já competiram em edições anteriores quanto competidores que estão indo pela primeira vez”, encerra Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.