Goofy ou regular: o que significa e como descobrir o que você é?

Antes de começar no Snowboard (ou qualquer esporte de prancha), você precisa descobrir se é goofy ou regular. Mas, o que significa isso e como saber?

Quem já pratica esportes de prancha, como snowboard, skate ou surfe, sabe que existem dois tipos de pessoa: a que faz a base com a perna esquerda na frente, a quem chamamos de regular; e a que que coloca a perna direita na frente, a quem chamamos de goofy.

Geralmente, mas nem sempre, os goofys são canhotos – pelo menos de pé. Mas, na verdade, existem outras diversas variáveis na hora do atleta definir qual a sua base de segurança.

Entretanto, assim como os canhotos em termos de mão dominante, os goofys costumam ser minoria entre os atletas dessas modalidades. Além disso, há rumores (discutíveis) de que a palavra oriunda, nada mais nada menos, do personagem “Pateta”, da Walt Disney.

Isso porque no desenho animado Hawaiian Holiday (1937), o Pateta (denominado Goofy, na versão original em inglês) tenta surfar por três vezes, sem sucesso nas duas primeiras. Na terceira tentativa, entretanto, ele coloca a perna direita na frente da base e, finalmente, obtém sucesso.

Nunca pratiquei, como sei se sou goofy ou regular?

Muitas vezes, quem nunca praticou um esporte de prancha se pergunta como irá descobrir qual é a sua base. Isso é importante não apenas para que as primeiras práticas sejam proveitosas (imagina você iniciar algo novo com sua mão não dominante, por exemplo), mas também, no caso de snowboard, para saber que prancha alugar para ter a experiência perfeita.

Vai pra neve pela primeira vez e quer se aventurar no snowboard? Siga as instruções:

Teste #1: com que perna você chuta melhor?

Esse é simples, ainda mais para a maioria dos brasileiros que já chutou uma bola pelo menos uma vez na vida. Que perna você costuma usar, direita ou esquerda? Caso seja a esquerda, é muito provável que você seja goofy.

Nunca chutou uma bola? Faz uma bolinha de neve e testa aí!

Teste #2: o clássico empurrão!

Neste teste, você precisa apenas da sua intuição e de um amigo no qual você possa confiar. Basicamente, feche os olhos e fique de costas para o seu amigo, depois, peça a ele para te empurrar – gentilmente, é claro.

Você escolherá um dos seus pés para aterrisar e recobrar o equilíbrio, o pé que estiver à frente, no geral, costuma ser a sua opção para a base na prática esportiva com prancha.

Teste #3: escorregue na neve

Por fim, esse teste também pode te ajudar a ter certeza sobre que tipo de prancha alugar, para goofys ou regulars. Deixe-se escorregar pela neve (ou de meias em pisos escorregadios) e pare o movimento abruptamente.

A posição na qual você parar, provavelmente, indicará qual é a sua base preferida para a prática esportiva com prancha.

Leia também:

Dicas para escolher a prancha ideal de Snowboard
Glossário: Snowboard para iniciantes