Curiosidades que você não sabia sobre o Ski Cross Country

ski cross country

O Ski Cross Country é uma das modalidades esportivas de neve que a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, desenvolve no Brasil.

Um esporte de resistência, no qual os atletas percorrem variadas distâncias com esquis e impulsionados por bastões, o Ski Cross Country tem algumas curiosidades peculiares que você talvez nunca imaginou. Saiba mais a seguir!

Origens remotas

Apesar de ser um esporte popular, sua origem está na praticidade. Em regiões da Escandinávia, as pessoas usavam os esquis como forma de transporte na neve. O lado esportivo e recreacional só emergiria no começo século 19.

Apesar de ser difícil de dizer com precisão quando ocorreu, registros mostram que a primeira competição pública de Ski Cross Country aconteceu na Noruega em 1843.

Primeira aparição olímpica

A primeira aparição olímpica aconteceu nos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno que aconteceram no ano de 1924, em Chamonix (França), com duas provas: uma corrida de 18km e outra de 50km.

O Ski Cross Country, portanto, fez sua estreia olímpica antes mesmo do Ski Alpino, uma das modalidades de neve mais tradicionais, que só foi adicionado aos Jogos Olímpicos de Inverno em 1936.

É também uma modalidade paralímpica

O Ski Cross Country faz parte do programa paralímpico desde a edição de 1976, em Örnsköldsvik (Suécia). Desde então, fez parte de todas as edições dos Jogos Paralímpicos de Inverno.

Até a última edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018, 20 países conquistaram uma medalha de ouro e 27 países conquistaram ao menos uma medalha em provas da modalidade.

Haja fôlego!

Atletas de Ski Cross Country tem o maior consumo de oxigênio do mundo durante a prática esportiva. Ou seja, comparado a atletas de outras modalidades, os esquiadores possuem a maior taxa de consumo de oxigênio mensurada. Haja fôlego!

Brasil faz história na modalidade

Nos últimos anos, o Brasil tem aprimorado sua participação em competições oficiais de Ski Cross Country.

No começo de 2021, o país teve sua maior delegação de atletas em um Campeonato Mundial da modalidade. Na ocasião, 7 atletas brasileiros participaram do Mundial de Ski Cross Country realizado em Oberstdorf (Alemanha).

No Para Cross Country, a equipe brasileira segue em desenvolvimento acelerado com a conquista de medalhas na Copa do Mundo da modalidade por Aline Rocha e Cristian Ribera.