Conheça mais sobre Marchablanca e Ushuaia Loppet

Ushuaia Loppet
Divulgação/Facebook

Desde 1986, o Club Andino Ushuaia (CAU) realiza anualmente o evento de Marchablanca com provas de Ski Cross Country de 21km e 7,5km. Esse é um dos mais tradicionais eventos de neve de toda a América do Sul. Após inúmeras edições de Marchablanca, o CAU criou um evento com uma prova mais longa: a Ushuaia Loppet, que conta com um circuito de 42km.

Ambos os eventos reúnem atletas de alto rendimento e também atletas amadores. Em 2015, a Ushuaia Loppet chegou a contar com 95 participantes que conseguiram completar a prova. Já em 2011, o Marcha Blanca de 21km chegou a contar com 780 atletas.

As provas são realizadas em Ushuaia, na Argentina, que é a cidade mais austral do mundo e conta com uma ótima infraestrutura para receber o turismo de neve. Dentro do percurso de 42km da Ushuaia Loppet estão localizados centros importantes para os esportes na neve como Cerro Castor, Las Cotorras, Llanos del Castor e Tierra Mayor, onde estão localizados o início da prova e a linha de chegada.

Desde 2014, a Ushuaia Loppet passou a fazer parte da Worldloppet Ski Federation, a instituição que promove e organiza eventos de longa distância de Ski Cross Country, além de ser homologada pela FIS – Federação Internacional de Ski. Atualmente a competição argentina é uma das 3 do circuito Worldloppet realizadas no hemisfério sul, juntamente com a Kangaroo Hoppet (Austrália) e Merino Muster (Nova Zelândia).

Na atual temporada, Victor Santos ficou na segunda colocação da Ushuaia Loppet. O brasileiro terminou a prova em 2h24min19s. Além disso, ele também participou da Ushuaia Loppet 2022, quando venceu a prova.

Em 2011, Leandro Ribela também participou da maratona e ficou com a terceira colocação.

Leia também:

Saiba como planejar a melhor viagem de ski em amigos

Quanto custa viajar para Ushuaia?