Como planejar a melhor viagem de ski em amigos

Veja dicas para montar e acertar no passeio em grupo

Créditos: Aleksandr Ovchinnikov

Você pode estar procurando uma viagem de ski de uma semana ou apenas um fim de semana para passear, se divertir com amigos ou mesmo descansar. Na amizade, esses momentos especiais criam memórias, desenvolvem a camaradagem e ajudam a construir grandes amizades.

E a viagem, na verdade, já se inicia antes, com o planejamento e as conversas ocasionais que começam bem antes. Além disso, há muitas maneiras de definir como a viagem é montada e organizada, seja em questão de hospedagem, alimentação, viagens, resorts, etc.

Confira aqui alguns dos fundamentos, preferências e recomendações do esquiador Jonathan Thomson, ao site especializado Snow Brains:

Viagem de ski com amigos: como planejar

Comece a planejar com antecedência

Não há nada de errado em começar as discussões já no final de agosto ou início de setembro, considerando uma viagem para dezembro ou janeiro. Inclusive, dependendo de quantas pessoas forem, pode ser necessário já garantir hospedagem com antecedência, já que em alta temporada fica tudo cheio. 

Use aplicativos para conversar

Aproveite para tomar decisões em grupo e continue com a comunicação durante a viagem para compartilhar fotos e ficar conectado. Começar cedo também ajuda a deixar todo mundo animado.

Escolha seu destino com inteligência

Descubra as prioridades de cada um para decidir onde ir. Dessa forma, considere os gastos, os trajetos, as possibilidades de acomodações, as possibilidades de neves, os eventos, etc.

Encontre um lugar para ficar

Analise as preferências também na hora de escolher a hospedagem. Principalmente, no que diz respeito ao tamanho, opção de cozinhar, conforto, dentre outros fatores. 

Escolha seu grupo com sabedoria

Muitos já têm um grupo de amigos com quem já costuma ter mais contato. Portanto, cuidado na hora de colocar pessoas novas, para ver se estão em condições de acompanhar o ritmo dos outros e se os gostos combinam. 

Organize-se com uma planilha 

Ela pode ajudar a manter a viagem e as informações do participante em um só lugar. Mantenha todas as informações de contato em destaque. Também compartilhe informações de voo e coloque todos os endereços de hospedagem, números e datas. Deixe ainda as informações de reserva de restaurante lá também. E esclareça os custos iniciais e quem pagou e quem não pagou.

Administre as finanças

Dividir os custos em uma viagem de um grande grupo não é brincadeira. Aliás, pode arruinar uma viagem (e às vezes uma amizade) quando alguém não faz a sua parte. Decida com antecedência quais são os custos que você está cobrando e prossiga, mesmo que isso signifique pedir um depósito. Use aplicativos como Splitwise ou Venmo para receber todos os pagamentos em dia.

Faça reservas para o jantar antes de viajar

Isso é especialmente importante para grupos maiores e rastreie na planilha de sua viagem, incluindo links para o menu. Isso porque jantares de última hora pode fazer o grupo esperar muito para comer, por exemplo. Faça as reservas de acordo com os gostos do grupo.

Planeje um dia de “descida”

Programar um “dia de descida” pode conter programas mais simples, desde fazer compras na cidade, relaxar na banheira de hidromassagem. O que significa é tirar um dia de descanso, pensando no orçamento, no condicionamento físico, dentre outros fatores.

Procure descontos locais

Quer economizar dinheiro? Procure panfletos com promoções de equipamentos, alimentos e outras amenidades. Você também pode encontrar descontos em alguns sites de restaurantes. Um pouco de pesquisa pode ajudar a reduzir alguns custos de despesa total.

Divirta-se

Você não está em casa ou no trabalho, então aproveite o momento. Não perca oportunidades, conheça pessoas novas, aproveite as noites também. Não perca um segundo seja na montanha ou fora dela.