Conheça a Finlândia e sua relação com os esportes na neve!

Ethan Hu/Unsplash

A Finlândia é conhecida pela neve e seu clima frio. O país nórdico pode ser ofuscado por seus vizinhos mais famosos como Noruega, Suécia e Rússia, porém é um destino extremamente interessante para amantes dos esportes na neve. O Brasil na Neve traz para você um guia sobre a Finlândia e sua cultura!

Cultura

Primeiramente, é importante trazer um contexto histórico em relação ao que hoje conhecemos como Finlândia. O país independente como conhecemos hoje já foi parte do Reino da Suécia e depois parte do Império Russo. A independência finlandesa foi declarada no período da Revolução Russa de 1917.

O país é muito conhecido pelo costume de fazer sauna, que até foi incluída na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. 

No geral, a cultura da Finlândia mescla aspectos da cultura escandinava com aspectos culturais próximos à Rússia, criando assim uma cultura própria riquíssima.

Esportes na neve

Os esportes são parte importante da cultura finlandesa. Atletas mundialmente famosos como Kimi Raikkonen, da Fórmula 1 e os jogadores de futebol Jari Litmanen e Sami Hyypiä fizeram com muitos conhecessem o país.

Porém, no geral, os esportes de inverno são os mais populares no país. O hóquei no gelo, por exemplo, é uma febre. Na última edição dos Jogos Olímpicos de Inverno inclusive o país venceu sua primeira medalha de ouro no esporte, derrotando a Rússia na final.

Em relação aos esportes na neve, o Ski Cross Country e o Ski Jumping são alguns dos mais praticados e populares na Finlândia. Na última edição de Jogos Olímpicos de Inverno realizada em Beijing, na China, tivemos inúmeros medalhistas finlandeses nos esportes de neve: Iivo Niskanen venceu a medalha de ouro na prova de Distance Clássico no Ski Cross Country e o país conquistou ainda mais 5 medalhas na modalidade (2 de prata e 3 de bronze).

Historicamente, das 46 medalhas de ouro do país em Jogos Olímpicos de Inverno, 38 foram conquistadas em esportes na neve: 22 no Ski Cross Country, 10 no Ski Jumping e 4 no Combinado Nórdico. Apesar do sucesso em esporte de inverno, principalmente na neve, a Finlândia nunca sediou uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno.

Resorts de neve

Como um dos países mais boreais do mundo, a Finlândia possui diversos resorts de neve em todo seu território. De norte a sul do país, são mais de 70 resorts de neve no total. Além disso, a temporada de neve no país geralmente vai de outubro e maio, uma das maiores temporadas do mundo!

Para sua viagem de Ski na Finlândia é necessário saber que o país não possui um terreno muito montanhoso. Porém, com ótimas condições de neve e pistas muito tranquilas, o país acaba se tornando uma ótima parada para esquiadores iniciantes e até para os mais experientes.

Os resorts mais atrativos estão no norte do país. A região da Lapônia, a maior e mais ao norte região administrativa do país, conta com dois ótimos resorts: Ruka e Ylläs. Mais ao sul, próximo a capital Helsinque, o Vihti Ski Center se destaca por ser um dos principais pontos de Ski da região.

Viagem de Ski na Finlândia
Illia Panasenko/Unsplash

5 destinos alternativos na neve

Quanto custa viajar para Aspen Snowmass?