Como escolher seu primeiro destino na neve?

Como escolher seu primeiro destino na neve
Glade Optics/Unsplash

Para os iniciantes no mundo do turismo de neve, a principal dúvida é sobre como escolher seu primeiro destino.

Com tantas opções e diferentes estilos de resorts, realmente fica difícil escolher seu destino sem alguma ajuda. Por isso, o Brasil na Neve traz para você algumas dicas para os turistas de neve de primeira viagem!

Estilo do resort

Talvez o principal ponto para sua primeira viagem seja: qual tipo de resort você gostaria de visitar?

Existem diversos tipos de resorts de neve. Alguns são mais isolados, outros são relativamente próximos a grandes centros. Por outro lado, alguns resorts são maiores e mais conhecidos, fazendo com que atraiam mais turistas, já outros podem ter um clima mais intimista.

Se você quer aproveitar sua primeira viagem na neve para também explorar outros destinos e atividades, o resort norte-americano de Vail, por exemplo, está a apenas uma hora e meia da cidade de Denver, uma grande cidade da região com outras atrações além da neve. Porém, se o seu objetivo é ir de cabeça nas atividades de neve, Tignes pode ser uma boa opção por compartilhar seu território com Val d’Isère, constituindo o chamado “Espaço Killy”, com 300 km de pistas de ski e snowboard de diferentes níveis.

Níveis das pistas

Outro ponto de suma importância é o nível de habilidade das pistas do seu destino. Alguns resorts são mais voltados para os iniciantes, outros tem seu foco em turistas mais experientes.

Whistler Blackcomb, no Canadá, conta com um imenso e extremamante democrático território esquiável. 75% das pistas são de nível verde ou azul, níveis para iniciantes, e o restante é voltado para os mais experientes.

Assim como Whistler, Alpe D’Huez, na França também tem a maior parte de seu território com pistas para iniciantes. A “Ilha do Sol”, como é conhecido o resort por sua média de 300 dias de sol por ano, tem 59% de seu território esquiável com pistas de nível verde ou azul.

Acesso às pistas

Por último, mas não menos importante, é importante lembrar que para acessar as pistas você precisa de um Ski Pass. Ele é que dá acesso às montanhas e toda sua infraestrutura, servindo como uma credencial para os visitantes terem acesso aos teleféricos ou lifts que dão acesso às montanhas.

Veja bem como funciona a venda dos Ski Passes no resort escolhido, pois eles podem ser vendidos juntamente de pacotes de hospedagem ou podem ser adquiridos separadamente. Confira sempre qual modalidade você escolheu para não ter problemas em sua chegada.

Você também pode optar por escolher algum dos resorts incluídos nos principais Ski Passes do mundo, como o Epic Pass e o Ikon Pass. Saiba mais detalhes sobre eles.

Além disso, a maioria dos resorts oferece aluguel de equipamentos e aulas de Ski e Snowboard para os viajantes. Confira sempre a disponibilidade de cada um desses serviços antes de viajar.

Agora que você já sabe como escolher seu primeiro destino na neve, confira alguns textos relacionados:

Quando abrem os principais resorts do hemisfério norte?

Ski competitivo e recreacional: qual a diferença?