Circuito Brasileiro de Rollerski chega ao fim e define os campeões da temporada

Encerrando a temporada 2018, a quarta e última etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski ocorreu em São Carlos – SP, de 18 a 20 de novembro, e definiu os seus campeões: o olímpico Victor Santos no masculino e Bruna Moura no feminino. Além disso, as provas do campeonato contam pontos no ranking mundial da FIS – Federação Internacional de Ski. Sendo assim, elas fazem parte da corrida dos atletas brasileiros para conquistar vagas nas provas internacionais.

Por falar no ranking geral do Circuito de 2018, Paulo Santos garantiu a segunda colocação e Lucas Martins ficou em terceiro. No feminino, atrás de Bruna Moura, ficaram Gabriela Neres e Taynara da Silva.

Confira o ranking geral e por disciplinas da edição do Circuito em 2018!

O gestor de Ski Cross Country e Biathlon na Confederação Brasileira de Desportos na Neve – CBDN, Caio Freixeda, comenta sobre notável evolução dos atletas brasileiros ao decorrer das etapas deste ano. “Houve recordes quebrados no masculino, além do aumento da competitividade no feminino e no paralímpico.”, conta.

Para Bruna Moura, consagrada campeã do Circuito, o título veio com um gosto de superação. Após lesão nos dois joelhos no primeiro semestre, a atleta teve seus treinos comprometidos. “Meu planejamento precisou ser repensado e adaptado, mas fiquei muito surpresa e feliz com os resultados obtidos devido a isso”, relembra. Sobre expectativas para a temporada Boreal de esportes na neve, Moura ainda conclui: “espero conseguir transferir para os skis o ganho de técnica adquirido no roller e continuar evoluindo fisicamente para atingir meu pico de performance a partir de janeiro”.

Resultados da 4a Etapa

Nesta última etapa, realizada em São Carlos, chamou a atenção a prova de Sprint FIS Masculina, a qual o resultado foi decidido na linha de chegada: com apenas 2 segundos de diferença, Victor Santos se consagrou campeão. Além disso, a evolução da base também continua sendo algo notável a cada etapa do circuito e não poderia ter sido diferente nesta.  Para conferir os resultados completos por modalidade e categoria, clique aqui!

“Os resultados do Ski Cross Country brasileiro nos entusiasmam, tanto em termos de número de atletas quanto de nível técnico. Desde o lançamento do planejamento estratégico de longo prazo da modalidade, temos alcançado as principais metas constantemente e as perspectivas o futuro não nos deixam imaginar outra coisa que não seguir nesse caminho. Os atletas da base estão chegando em número cada vez maior e com nível técnico muito alto.”, explica Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

Crescimento do Circuito

Em seu quinto ano consecutivo de realização, o Circuito Brasileiro de Rollerski fecha esta edição sendo a maior de todas já organizadas: foi o maior número de atletas participantes, assim como a presença de competidores estrangeiros e de atletas olímpicos e paralímpicos nas diferentes etapas.

As perspectivas para o ano que vem vão ainda mais longe. “Para 2019, a pretensão é fazer que as quatro etapas contem pontos FIS, aumentar o número de participantes nas provas, melhorar a pontuação dos atletas e ter, pela primeira vez, delegados técnicos sul americanos”, conclui Freixeda.