De um diagnóstico complicado à invencibilidade no Circuito Brasileiro de Rollerski: a trajetória de Bruna Moura

Não é à toa que Bruna Moura é um dos principais nomes do Rollerski nacional. A atleta é campeã invicta do Circuito Brasileiro de Rollerski desde a sua segunda edição (2015) e se mantem como favorita para a competição neste ano. Na primeira etapa de 2019, que ocorreu em março em São Carlos – SP, Bruna conquistou o ouro em todas as provas das quais participou – Distance Clássico, Sprint e Distance.

Quando questionada sobre a invencibilidade, Bruna conta que gosta de usar esse fato como motivação em todas as provas das quais participa. Claro, sem esquecer sua principal meta: conquista a vaga olímpica de 2022. “Eu quero dar meu melhor, tudo de mim. Além disso, pretendo me classificar para o Campeonato Mundial em 2021, assim como me classifiquei esse ano e em 2017”, conta.

O treinador dela, Caio Freixeda, reitera as boas expectativas em relação ao desempenho da atleta: “A Bruna demonstrou sua soberania no circuito, vencendo as provas com relativa tranquilidade. Ela vinha de seus melhores resultados da carreira nas provas de biathlon na Europa e comprovou sua boa fase no Brasil”.

A trajetória de Bruna Moura

A primeira experiência da atleta com o Rollerski foi em 2012. Anteriormente, Bruna integrava a seleção brasileira de Mountain Bike (MTB), mas passou por uma reviravolta em sua carreira esportiva: diagnosticada com um problema cardíaco em 2011, teve que se aposentar no seu antigo esporte e abandonar o alto rendimento. Pelo menos era o que ela achava.

Em 2012, Bruna compareceu a uma Clínica de Rollerski organizada pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, sob a motivação de encontrar com Jaqueline Mourão, que era a sua antiga treinadora de MTB, e conversar pessoalmente sobre soluções para o seu problema de saúde. “No entanto, ao participar da clinica eu me interessei pelo esporte e quando voltei para Caraguá eu recebi um equipamento para continuar treinando em casa. Eu não podia fazer intensidade, mas podia “brincar” com o roller, trabalhando assim minha técnica”, relembra.

Um ano depois, em abril de 2013, a atleta finalmente passou pela cirurgia e, após três meses de repouso absoluto, recebeu a notícia de que poderia voltar lentamente a seus treinos e ao nível de alto rendimento. Primeiro, ela voltou para o MTB. Entretanto, depois a atleta teve a oportunidade de integrar a seleção brasileira de Ski Cross Country e de Biathlon em 2014. 

Desde então, a atleta evolui a cada dia no esporte e, claro, o esporte faz parte da vida e conquistas de Bruna Moura. “Foi um recomeço. Tudo mudou depois que eu conheci esse esporte e eu posso dividir minha vida em “antes e depois do Rollerski”. Uma segunda chance para alcançar meus sonhos”, conclui.