Disputas acirradas e surpresas marcam o 3ª Circuito Brasileiro de Rollerski – Campeonato Brasileiro Interclubes

O Parque Ecoesportivo Damha recebeu, de 12 a 16 de outubro, a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski – Campeonato Brasileiro Interclubes 2019. Foram quatro dias de atividades nas pistas em São Carlos, com provas olímpicas e paralímpicas. 

Esta foi a penúltima etapa do circuito neste ano e, além da corrida pelo título de campeão geral da competição, teve também importância fundamental na disputa pelas vagas brasileiras para os Jogos Olímpicos da Juventude (YOG) de 2020, que será realizado em Lausanne, Suíça. Três jovens atletas que buscam a classificação para o evento estiverem em São Carlos e conquistaram ótimos resultados: Rhaick Bomfim, Eduarda Ribera e Taynara da Silva.

Em todas as categorias foi possível observar disputas equilibradas. Cerca de 80 atletas – olímpicos e paralímpicos – participaram do campeonato que reuniu competidores do Brasil, Chile, Argentina e Equador.

A principal rivalidade foi no embate entre dois atletas olímpicos: Victor Santos, do Brasil, e Yonathan Fernandez, do Chile. No sprint clássico, o brasileiro se saiu melhor e garantiu a medalha de ouro. Já no Sprint Freestyle e na Perseguição, Fernandez subiu ao lugar mais alto do pódio.

“Na subida é onde eu tenho vantagem, no estilo alternado. Então eu estava bem tranquilo, sabia que tinha vantagem em relação aos outros adversários. O que eu fiz foi me poupar um pouco para o sprint final e aproveitar um pouco da descida por conta do vento que empurra muito. Fiquei atrás, fiz o que eu queria e consegui sair com a vitória”, conta Victor.

Outro destaque da competição foi o jovem atleta Rhaick Bomfim (17 anos) que disputa uma das vagas brasileiras do Ski Cross Country para os Jogos Olímpicos da Juventude. Ao todo, ele conquistou 5 medalhas: 2 de ouro e 3 de bronze, incluindo categoria adulto e sub 20. 

No feminino, Bruna Moura manteve a sua hegemonia e conquistou a medalha de ouro em todas as provas que disputou. A briga pela segunda colocação, entretanto, foi acirrada. Taynara da Silva surpreendeu e levou a prata no Sprint Clássico, enquanto Eduarda Ribera foi prata no Sprint Freestyle e bronze na Perseguição. Vale ressaltar que Eduarda e Taynara buscam vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude, sendo que a última compete por duas vagas no evento, no Ski Cross Country e no Biathlon.

“Minha prova foi muito boa. Consegui obter o meu melhor tempo no sprint clássico e ainda subir no pódio em 2°lugar na categoria adulto e em 1°lugar na categoria sub 20. Achei ótimo porque vinha trabalhando para abaixar meu tempo no sprint e nessa etapa consegui alcançar esse objetivo, me desempenhando ao máximo para conseguir”, explica Taynara. 

Muita ação no paralímpico

Entre os paratletas, o clima também foi de muita competição na pista. O grande destaque foi Cristian Ribera, atual 4º lugar no ranking do IPC. Ao todo, 17 atletas paralímpicos estiveram presentes na competição, que contou com as disciplinas sitting e standing. 

Ribera conquistou todas as medalhas de ouro da competição, incluindo as provas de sprint e distance, e anotou importantes resultados no circuito. No pódio da categoria sitting, Guilherme Rocha e Robelson Moreira completaram os primeiros lugares em ambas as provas. 

O sitting ainda contou com a categoria feminina, na qual Aline Rocha foi soberana na conquista do ouro tanto no sprint quanto no distance. Já no standing, Wellington da Silva faturou o primeiro lugar na prova curta, enquanto Tiago Emanuel dos Santos ficou com o lugar mais alto do pódio na prova de distance. 

Além da briga pelo pódio no Circuito, a competição foi muito importante na disputa interna por uma vaga na equipe brasileira que disputará as próximas Copas do Mundo de Para Ski Cross Country. Ambas ocorrem na Alemanha, no início de 2020.