Aline Rocha e Cristian Ribera serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno

Crédito foto em destaque: Ale Cabral/CPB

O presidente do CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, anunciou no início da manhã da quarta-feira, dia 02 de março, os atletas escolhidos para serem os porta-bandeiras do Brasil durante a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, que acontecerão em Beijing (China).

A cerimônia de abertura iniciará às 9 horas da manhã (horário de Brasília) no dia 04 de março, sexta-feira, e acontecerá no Estádio Nacional, também conhecido como o Ninho do Pássaro.

Os atletas escolhidos para serem os porta-bandeiras são Aline Rocha e Cristian Ribera, ambos atletas da equipe brasileira de Para Ski Cross Country.

“Tenho a mais absoluta certeza que eles e os demais integrantes da nossa delegação nos encherão de orgulho na neve chinesa”, disse Mizael Conrado.

A trajetória vitoriosa da Dupla de porta-bandeiras brasileira

A dupla brasileira de porta-bandeiras em Beijing possui feitos e vitórias em sua trajetória na modalidade do Para Ski Cross Country. Ambos atletas também participaram dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018, realizados na Coreia do Sul.

Aline Rocha, 31 anos, iniciou a prática no Para Ski Cross Country em janeiro de 2017. No ano seguinte, em 2018, tornou-se a primeira mulher do país a competir em uma edição dos Jogos Paralimpícos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

Os principais resultados conquistados pela paranaense no Para Ski Cross Country foram: 15º lugar nos 12 km, 12ª colocada nos 5km e 13º lugar no revezamento, com Cristian Ribeira, nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pyeongchang 2018; bronze na Copa do Mundo de Vuokatti, em 2018; bronze na Copa do Mundo de Planica, em fevereiro de 2021; duas medalhas de bronze na Copa do Mundo de Ostersund, em janeiro de 2022.

“Uma honra imensa representar o meu país nos Jogos e ainda por cima ser porta-bandeira junto com o Cristian, uma emoção muito grande”, comentou Aline Rocha.

Cristian Ribera, 19 anos, começou no esporte aos 12 anos de idade, e já com 15 anos foi o atleta mais jovem a participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018, em Pyeongchang. Cristian também foi porta-bandeira do Brasil no encerramento dos Jogos naquela edição.

Os principais resultados conquistados pelo rondoniense no Para Ski Cross Country foram: Sexto colocado nos Jogos Paralímpicos de 2018 (melhor resultado do Brasil na história do megaevento); bronze na Copa do Mundo de Vuokatti 2018; duas vezes medalha de prata na Copa do Mundo de Finsterau, em 2020; vice-campeão Geral no Circuito de Copas do Mundo 2019/20; vice-campeão mundial em Lillehammer, em janeiro de 2022.

Ambos os atletas foram escolhidos para serem porta bandeiras do país devido aos destacados feitos esportivos em suas carreiras no esporte.

A primeira prova de da equipe brasileira de Para Ski Cross Country em Beijing será no dia 05 de março, às 23 horas (horário de Brasília).