4 melhores riders da história por Isabel Clark

Créditos: Bad Gastein/Wikimedia Commons

A maior snowboarder do Brasil e da América Latina conta quem são as maiores do mundo

A atleta olímpica Isabel Clark, que começou a praticar snowboard aos 16 anos, virou professora aos 21, e nos anos 2000 começou a treinar mais para se tornar atleta de alto rendimento com o apoio da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve). 

Com esse histórico, já conheceu e competiu com diversas lendas do esporte de neve durante muitos anos no circuito mundial. Chegou até a treinar com algumas quando passou um período junto na Itália, junto à equipe do país. Por isso, ela revelou quem são, na sua opinião, as melhores riders da história:

As melhores snowboarders do mundo 

Belle Brockhoff (AUS) 

Lindsey Jacobellis (USA)

Eva Samkova (CZE) 

Michela Moioli (ITA)

Belle Brockhoff 

Créditos: Reprodução/Instagram

Pratica esportes de neve desde os 3 anos e já venceu duas Copas do Mundo. A atleta australiana fez história se tornando a primeira mulher australiana a vencer uma Copa do Mundo de Snowboard Cross no evento final da temporada 2015/16, em Baqueira Beret, Espanha. “Belle é uma pessoa muito generosa e aberta. Conversa sem colocar a competitividade em jogo. Compete com ela mesma em pista. É também uma grande guerreira e já superou acidentes e cirurgias no joelho”, conta Clark. 

Lindsey Jacobellis

Créditos: Reprodução/Instagram

Grande lenda do snowboard, a norte-americana é quatro vezes campeã mundial de snowboard e se destacou no circuito da Copa do Mundo da FIS, com 27 vitórias em 66 partidas. Participou de quatro jogos olímpicos e continua tendo incríveis resultados mesmo com as novas gerações se destacando. Clark a descreve: “Tem um jeito muito competitivo e intimidante com as outras competidoras, mas a realidade ela é muito admirável por ser muito focada nela mesma e tem se reinventado com o passar dos anos. Além disso, tem uma conexão única entre o corpo dela, a prancha e a neve”. 

Eva Samkova 

Créditos: Reprodução/Instagram

Com duas medalhas olímpicas aos 27 anos, a tcheca vem competindo cross snowboard (SBX) de forma competitiva desde 2008 e é vista como um dos maiores talentos. Para, Clark, ela é uma atleta muito forte por natureza. Possui uma mobilidade corporal muito ampla e expressiva, fazendo com que sua prancha deslize rapidamente. “É uma excelente pessoa, sempre alegre e brincalhona. Sempre tem total entrega na pista e se algo sai fora do planejado, não fica irritada e leva bem a situação”, revela.

Michela Moioli

Créditos: Reprodução/Instagram

Michela começou cedo com a prancha demostrando seu talento já aos 14 anos e disputou sua primeira Copa do Mundo com 17 anos. Nos X Games de 2015, a italiana foi a mais jovem a ganhar uma medalha de ouro. Clark conviveu com a atleta de perto: “Treinei junto com a equipe italiana diversas vezes e tive a oportunidade de ver de perto sua evolução antes mesmo que tivesse participado de uma copa do mundo. É doce e generosa, muito focada e respeitosa e dentro da pista, além de super competitiva. Sua postura em cima da prancha é muito firme e estável, provocando acelerações em precisos momentos”.