14 esportes de inverno diferentes para você experimentar!

Conheça outras práticas além do skiing e do snowboarding

esportes de inverno diferentes
Créditos: Ethan Hu/Unsplash

O inverno pode ser uma das épocas mais interessantes para a prática de esportes, inclusive com os esportes radicais se tornando cada vez mais populares. 

Mas lembre-se sempre de que a maioria dos esportes de inverno exige treinamento e prática intensos por causa da natureza dos terrenos rochosos ou do clima severo. Alguns dos esportes radicais também podem ser bastante perigosos. 

Por isso é sempre importante se informar bem e encontrar os locais certos e usar os equipamentos adequados antes de iniciar suas aventuras de inverno. Veja algumas opções:

Conheça os esportes de inverno

Snowkiting

Semelhante ao kiteboarding aquático, o snowkiting usa a força da “pipa” para deslizar em terrenos cobertos de neve. As pipas inflamáveis ​​são o tipo mais comum. 

Ice yachting

O iate no gelo é semelhante aos veleiros, mas com um patim de gelo, que são usados ​​para deslizar em um ritmo rápido. Os iates de gelo podem acomodar cerca de 6 a 7 pessoas, que são distribuídas de forma a garantir que o barco esteja em bom equilíbrio.

Caiaque na neve

É uma combinação de snowboard, caiaque e passeio de velocidade. Requer equipamentos importantes e vestimentas de inverno, como óculos e capacetes que protegem os atletas dos ventos fortes e dos borrifos de água. 

Corrida de pá (Shovel racing)

Nesse esporte, os pilotos usam uma pá para descer encostas nevadas. Era uma técnica para pegar elevadores, praticada por operadores para facilitar o trabalho. 

Mergulho no gelo

O mergulho no gelo não é tão fácil quanto muitos dos outros esportes e também envolve riscos de morte. Exige um equipamento especial e é feito em um ambiente suspenso com tanques duplos. Não deve ser um sozinho. 

Snocross

Snocross é um esporte de corrida que usa motos de neve em pistas com muitos obstáculos diferentes, como curvas fechadas, saltos extremos e outros. Requer condições climáticas extremas para manter as pistas congeladas. Também precisa de equipamento certo: luvas, proteção para os olhos, capacete, cotoveleiras, caneleiras e proteção para a parte superior do corpo. 

Speed Flying

É uma versão do parapente, só que com asas menores do que as usuais. Isso torna mais fácil voar próximo às regiões montanhosas e é mais adequada durante ventos fortes.

Ski Jumping

Acontece nos esportes olímpicos de inverno desde 1924. E nas Olimpíadas, existem diferentes níveis do esporte que incluem esportes de salto de esqui individuais e coletivos.

Big Mountain Skiing

Este é um dos poucos esportes de inverno que envolve principalmente alta velocidade em terrenos montanhosos íngremes e também inclui algumas acrobacias extremamente aventureiras, como saltos de penhascos. Esquiar em grandes montanhas pode ser extremamente perigoso e, portanto, requer preparação e treinamento prévios. 

Hockey no gelo

Uma típica partida de hóquei no gelo consiste em 60 minutos de tempo de jogo, que são divididos em três slots de 20 minutos. Há também um intervalo de 17 minutos após o primeiro e o segundo. Também exige que você esteja bem protegido e guardado devido ao gelo duro ou às superfícies da prancha.

Snowmobiling

Snowmobiling tem muitos outros nomes, incluindo trenó motorizado, trenó motorizado, scooter para neve, skimobile ou máquina para neve. Usa um veículo movido a um motor projetado para passar por estradas e trilhas com neve. 

Heli-ski

Heli-ski é um tipo de esqui alpino alcançado por helicóptero. Pode ser perigoso para quem pratica e para o meio ambiente, especialmente para os animais selvagens

Dod Sledging

Acontece em países realmente frios, onde os cães costumam correr em lugares cobertos de neve. Requer uma equipe de cães de trenó que são usados ​​para puxar um trenó junto com a pessoa que os controla. 

Escalada no gelo

A escalada no gelo é feita escalando pilares de gelo verticais como penhascos de outras formações geladas. Requer equipamentos e ferramentas especificamente projetados para ele. Por isso, cursos são indicados.