Volta de público e muito mais: os primeiros mundiais pós-pandemia

Mundiais pós-pandemia
Foto: Getty Images

Em 2023, teremos as primeiras edições de mundiais pós-pandemia nas modalidades de neve. As competições acontecem a cada dois anos em anos ímpares.

Em 2021 tivemos edições com público reduzido ou até sem a presença de espectadores. Neste ano, a expectativa é muito grande para o recebimento de torcedores do mundo inteiro nas competições mais importantes do ano para cada modalidade.

O Brasil na Neve traz um guia com datas, sedes e principais atrações dos Campeonatos Mundiais de 2023 das modalidades de neve.

Campeonato Mundial FIS de Ski Alpino

O primeiro dos mundiais pós-pandemia será o de Ski Alpino. A competição será realizada nos resorts de Courchevel e Méribel, nos Alpes franceses, entre os dias 6 e 19 de fevereiro.

Na edição 2021 do Mundial de Ski Alpino em Cortina d’Ampezzo, Itália, o Brasil foi representado por 3 atletas: Christopher Holm, Michel Macedo e Valentino Caputi.

Campeonato Mundial IBU de Biathlon

Nas mesmas datas do Mundial de Ski Alpino, porém em Oberhof, na Alemanha, teremos o Mundial IBU de Biathlon.

Na última edição do Mundial em 2021, a Noruega obteve o maior número de medalhas entre os países participantes. Foram 7 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze, somando um total de 14 medalhas. O Brasil não enviou representantes para essa edição do Mundial.

Mundiais FIS de Ski Freestyle e Snowboard

Desde 2015, os mundiais de ambas modalidades são organizados de maneira conjunta, compartilhando datas e sedes.

Em 2023, as competições serão realizadas no resort de Bakuriani, na Geórgia, a cerca de 160km da capital Tiblíssi. As competições estão marcadas entre os dias 19 de fevereiro e 5 de março de 2023.

A edição de 2021, devido à pandemia, foi dividida em 4 países diferentes: Cazaquistão, Eslovênia, Estados Unidos e Suécia, cada um realizando um conjunto de provas.

O Brasil foi representado em Aspen, nos EUA, com a participação de Augustinho Teixeira nas disciplinas Big Air, Halpipe e Slopestyle do Snowboard. O jovem atleta inclusive ficou entre os 30 melhores no Halfpipe.

Também tivemos Noah Betonico representando o Brasil em Idre Fjäll, na Suécia, na prova de Snowboard Cross.

Mundial FIS de Ski Nórdico

O Mundial FIS de Ski Nórdico contempla 3 modalidades: Ski Cross Country, Ski Jumping e Combinado Nórdico. A competição acontecerá na Eslovênia, no vale de Planica no noroeste do país entre os dias 21 de fevereiro e 5 de março.

Em 2021, o Mundial foi realizado em Oberstdorf, na Alemanha. O Brasil enviou uma grande delegação com sete atletas: Bruna Moura, Jaqueline Mourão, Mirlene Picin, Manex Silva, Matheus Vasconcellos, Steve Hiestand e Victor Santos.

A delegação brasileira bateu recordes e conquistou resultados importantíssimos na Alemanha como o maior número de starts e provas de atletas brasileiros em Mundiais de Ski Cross Country.

Manex Silva no Mundial de 2021