Tudo que você precisa saber antes de sua primeira viagem na neve!

Tudo que você precisa saber antes de sua primeira viagem na neve!
Facundo Loza/Unsplash

O Brasil na Neve já trouxe inúmeras dicas para viajantes, desde os iniciantes até os mais experientes. Dessa vez, trazemos um guia para os amantes da neve com tudo que você precisa saber antes de sua primeira viagem na neve! Claro que nosso guia também pode servir como lembrete para os já iniciados nas viagens para a neve.

Planejamento de viagem

Antes de definir o seu destino, é importante ter em mente que existem inúmeras opções que são diferentes entre si. Alguns resorts tem seu foco voltado para a prática dos esportes de neve em alto nível, enquanto outros são mais focados no turista “comum” e sua família.

Na América do Sul, por exemplo, o resort de Cerro Catedral em Bariloche, Argentina é um dos mais populares entre famílias que querem viajar para as montanhas. O resort conta com inúmeras opções de lazer para além dos esportes, desde ótimos restaurantes até recreação para crianças.

Por outro lado, o resort de Sjusjøen, na Noruega é um dos preferidos para atletas de alto nível em pré-temporada. Apesar de ter outras instalações que atendem outros públicos, seu objetivo principal é ser referência para atletas de alto nível.

Portanto, antes de decidir qual será o resort que você irá passar suas férias, faça uma extensa e detalhada pesquisa sobre quais atividades são oferecidas em cada destino.

Confira os melhores destinos na América do Sul

Confira os melhores destinos na América do Norte

Confira os melhores destinos na Europa

Seguro

Uma coisa que não pode faltar na sua viagem é um seguro. Atualmente, muitos países exigem seguros que cubram possíveis contágios pela COVID-19. Ou seja, além do tradicional seguro para a prática do Ski e do Snowboard, essa se torna outra preocupação que você deve colocar na sua lista.

A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve oferece em parceria com a Coris um seguro viagem que cobre, além da prática do Ski e do Snowboard, os custos em caso de contágio pela COVID-19, algo que passou a ser obrigatório em muitos dos destinos após o início da pandemia.

Roupas: o que levar?

Não dá pra viajar pra neve com pouca roupa, né? Para enfrentar as intensas baixas temperaturas das montanhas, é necessário estar preparado no quesito vestimenta.

Casacos mais pesados, casacos corta vento e calças com isolamento são ótimas pedidas. Além disso, é imprescindível levar gorros, luvas e meias bem quentes, uma vez que as extremidades do corpo são as que mais sofrem com o frio intenso.

Outra dica valiosa é o uso de segundas peles. O frio intenso exige que você se vista no sistema de camadas. Portanto, meia calça, calça legging, calça e camisas térmicas são boas opções para iniciar sua vestimenta para a neve, completando com calças e casacos mais pesados.

Por último mas não menos importante: tome cuidado com o peso da sua mala. Roupas especiais para a neve tendem a ser mais pesadas que peças normais. Por isso, sempre fique atento com o peso das roupas. As roupas próprias de neve são relativamente mais leves do que as roupas comuns, ou seja, para uma mesma proteção contra o frio tem menos peso devido aos materiais e tecnologias utilizados.

Veja mais dicas sobre como arrumar sua mala para o turismo de neve

Estação de ski: Lift ticket (Ski Pass), aulas e equipamentos

Chegou a hora! Depois de enumerarmos tudo que você precisa saber antes de sua primeira viagem na neve, vamos para o objetivo principal da sua viagem: a Estação de Ski e Snowboard. Para isso, são necessários alguns lembretes:

  1. Não se esqueça do seu Lift Ticket (Ski Pass)

O Lift Ticket (Ski Pass) é fundamental para os esquiadores e snowboarders. Ele que dá acesso às montanhas e toda sua infraestrutura. Essa ferramenta serve como uma credencial para os visitantes terem acesso aos teleféricos ou lifts que dão acesso às montanhas.

Hoje em dia é possível comprar antecipadamente de forma online na maioria dos resorts. Mas atente-se sempre ao fato de que eles podem ser vendidos juntamente de pacotes de hospedagem ou podem ser adquiridos separadamente. Confira sempre qual modalidade você escolheu para que na hora não hajam surpresas desagradáveis.

Ski lifts
Quenten Janssen/Unsplash

2. Reserve suas aulas

Se você está indo pela primeira vez para a neve, muito provavelmente as aulas de Ski e Snowboard vão te interessar, facilitando sua iniciação no esporte.

Verifique sempre a disponibilidade e as modalidades das aulas além, claro, dos preços. Alguns resorts oferecem apenas aulas particulares, outros apenas em grupo, outros oferecem ambas as possibilidades.

Certifique-se também da necessidade de fazer reservas. A maioria dos resorts exige que seja feita com antecedência a reserva das aulas, até para uma melhor preparação de distribuição de instrutores e equipamentos.

3. Aluguel de equipamentos

Grande parte dos resorts de inverno oferecem aluguel de equipamentos. Portanto, não é obrigatório que sejam comprados esquis, pranchas de Snowboard e outros materiais.

Obviamente é importante saber os preços e a disponibilidade dos materiais em cada resort. Geralmente nos sites de cada um deles há uma seção com mais informações sobre o aluguel de equipamentos.

Pessoa esquiando
Ben Koorengevel/Unsplash

Esse foi o guia do Brasil na Neve com tudo que você precisa saber antes de sua primeira viagem na neve. Confira aqui outras dicas para sua viagem para a neve!