Temporada de neve no Chile: qual é a melhor época?

Créditos: Pedro Gandra/Unsplash

Veja opções de cidades, montanhas e os melhores períodos do ano para a Temporada de neve no Chile 

Quando tem neve no Chile é a pergunta da maioria dos turistas que viajam para o país, seja só para ver neve ou para praticar esportes na neve. O que podemos falar de cara é que é mais provável encontrar neve durante os meses de inverno. Mas isso não quer dizer que ela não dê o ar da graça nos outros momentos do ano. 

Entretanto, é importante definir prioridades e estabelecer se o objetivo é só ver neve ou se está indo para esquiar ou outros esportes na neve. Isso porque a temporada de esqui, snowboard e afins possui períodos específicos em cada ano. Então não necessariamente porque tem neve, se pode subir às estações para praticar. 

Neve no Chile

Em Santiago não costuma nevar, então é importante levar isso em consideração caso o objetivo seja ver neve. Para isso, é preciso ou ir até cidades como Chillán, Pucón, Corralco, Cerro Mirador, Cordilheira dos Andes, Valparaíso ou ir até as montanhas ou estações de esqui. Essas últimas ficam abertas apenas de junho a outubro. As opções mais famosas são: Valle Nevado, Farellones, La Parva e El Colorado. Você também pode se arriscar a subir algum vulcão, que até fora de época existe a possibilidade de ter neve no topo.

Inverno no Chile

O inverno no Chile também varia todos os anos. Pode iniciar em 20 ou 21 de junho a 22 ou 23 de setembro. Por isso, é mais certeiro ir nas épocas de julho, agosto, início de setembro, se a intenção for ver neve.

Temperaturas

As temperaturas podem variar de -5, -3 a 18, 20 graus. Nas estações, chega a fazer -15 graus. Durante o dia costumam ser mais amenas e quentes, com o pico no horário do almoço, mas com muitas variações. Mas de noite faz muito frio.

Quando é a temporada de neve no Chile

Temporada de esqui

A temporada de esqui no Chile começa, em geral, depois da primeira quinzena de Junho e vai até a primeira quinzena de Setembro. Mas pode variar todo ano. Pode começar no fim de maio, início de junho, final de junho e ir até final de setembro ou início e meio de outubro.

Por isso, é essencial consultar consultar o site das estações sempre que estiver programando uma viagem com esse intuito. Só é permitido praticar esportes de neve dentro desses períodos, mesmo que haja neve em outras épocas, o que pode acontecer, ainda que não seja garantido. 

X