Ski em tempos de COVID: como vai ser a rotina nas estações?

Enquanto a pandemia seguir, protocolos a ser seguidos vão mudar a prática de esportes na neve

Créditos: Max Kukurudziak/Unsplash

Ainda que a pandemia diminua e siga “sob controle”, a rotina nos resorts de esqui pelo mundo deve ser bem diferente. Enquanto o COVID-19 estiver por aí, alguns protocolos de saúde deverão ser seguidos para evitar a disseminação do vírus.

Algumas orientações serão gerais, como o uso contínuo de máscaras nas áreas públicas, por exemplo. Mas haverá algumas diferenças em algumas estações, como o distanciamento social, que poderá variar de 1 a 2 metros.

Alguns serviços devem ficar sem funcionar, como as aulas em grupo, e os resorts podem exigir que os clientes façam testes diários de coronavírus antes de esquiar.

Por isso, a importância de sempre checar o site dos locais e verificar as mudanças. Isso porque vai afetar, principalmente, o período das temporadas, que deve ser mais curto. Sem contar que pode acontecer fechamentos imprevistos quando houver identificação de casos locais.

Covid nas estações de esqui: o que muda

Dentre as medidas gerais por causa da pandemia, estão:

Teleféricos

Não devem funcionar em sua capacidade máxima e devem seguir os protocolos de distanciamento. Com os ingressos limitados e obrigatoriedade de vendas antecipadas, talvez essa situação não se resuma a filas grandes, mas apenas em um aumento do tempo de espera.

Áreas comuns

Nas bilheterias, elevadores e lojas, a máscara será obrigatória. Nos restaurantes e bares não, entretanto, será mantido o distanciamento social. Na Austrália, inclusive, os clientes não podem sair da mesa e nem ficar muito tempo no local. O funcionamento do comércio também deve ser diferenciado.

Aulas em grupo

Vai variar em cada estação. Algumas nem vão oferecer o serviço. Mas em geral, as que funcionarem terão número restrito de alunos. Sem contar o uso de máscara obrigatório e distanciamento social.