Manex Silva se consagra como melhor sul americano em prova dos Jogos da Juventude

Manex Silva BRA in action during the Cross-Country Skiing Men’s Sprint at the Vallee de Joux Cross-Country Centre. The Winter Youth Olympic Games, Lausanne, Switzerland, Sunday 19 January 2020. Photo: OIS/Dylan Burns. Handout image supplied by OIS/IOC.
Crédito Foto: Dylan Burns

Ski Cross Country brasileiro fez história em Lausanne: Manex Silva como melhor sul americano da competição, Rhaick Bomfim com bons resultados e, pela primeira vez, presença de uma equipe feminina.

Com 206.69 pontos FIS conquistados na prova de Distance, Manex Silva foi o melhor atleta sul americano do Ski Cross Country nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que ocorre desde 09 de janeiro em Lausanne (Suíça).

A equipe de Ski Cross Country foi a com o maior número de representantes brasileiros do esportes de neve, com 4 integrantes: além de Manex; Rhaick Bomfim, Eduarda Westemaier e Taynara da Silva. Foi a primeira vez, inclusive, que o Brasil levou representantes femininas na modalidade.

Manex terminou como o melhor Sul-Americano em todas as três provas que disputou, batendo todos os recordes brasileiros de pontos FIS nos Jogos Olímpicos da Juventude.

“O Brasil teve o melhor atleta sul americano em todas as provas disputadas e todos os recordes brasileiros de colação e pontos FIS em provas YOG foram quebrados. Tudo isso demonstra o crescimento da modalidade no Brasil e do nível técnico de nossos atletas”, analisa Leandro Ribela, coordenador técnico do Ski Cross Country da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve).

Rhaick Bomfim se destaca e reforça boas perspectivas sobre a equipe de base nacional

Na sequência de Manex, o atleta Rhaick Bomfim também trouxe um bom resultado para o país – ele alcançou 238.43 pontos FIS no Distance.

Confira o vídeo do Olympic Channel sobre a trajetória do atleta Rhaick Bomfim!

Os dois atletas foram novamente os dois melhores Sul-americanos assim como na prova de Sprint realizada no dia 19 de Janeiro.

“O caminho ainda é longo e temos muito trabalho pela frente, mas os resultados obtidos são animadores e nos motivam a continuar firme nessa jornada. Considerando a idade desses atletas e o nível técnico apresentado, temos boas perspectivas para o futuro”, conclui Ribela.