Cristian Ribera e Aline Rocha estão entre os cinco melhores no ranking mundial de Para Ski Cross Country

Com a virada da temporada de inverno, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) atualizou o ranking mundial de Para Ski Cross Country e a boa notícia é brasileira: Cristian Ribera ocupa o 4º lugar na lista; Aline Rocha, o 5º. Essas posições colocam os atletas brasileiros entre a elite do paradesporto de inverno.

Estar no top 5 do IPC não apenas é uma conquista histórica para o Brasil, como também comprova o rápido desenvolvimento do paradesporto nacional. Isso porque faz apenas cinco anos que a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, em conjunto com o CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro, começou a gerir o esporte paralímpico de neve.

A importância do ranking mundial

Estar no topo do ranking mundial é só mais um episódio incrível da história esportiva de Cristian Ribera e Aline Rocha. Ambos os atletas possuem participação em Jogos Paralímpicos de Inverno (PyeongChang 2018) e são donos de resultados expressivos para o Brasil.

Ribera, com apenas 16 anos, conquistou duas medalhas (uma prata e um bronze) da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country de Vuokatti, em dezembro de 2018. Esses resultados lhe garantiram 14.62 pontos na lista IPC e o feito da 4ª colocação no ranking internacional. Vale ressaltar que, considerando apenas atletas menores de 18 anos, Ribera é o melhor do mundo atualmente.

Aline Rocha não fica para trás: a atleta conquistou um bronze inédito na mesma Copa de Vuokatti. Atualmente, com seus 78.04 pontos na lista IPC, ela é a quinta melhor atleta do mundo na sua categoria (sitting).