Em final emocionante, prova de Sprint do Circuito termina com ouro conjunto e alto nível competitivo

A prova de Sprint Masculina FIS foi, sem dúvidas, um dos pontos altos da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2019. Após uma qualificatória bastante disputada, os espectadores puderam presenciar uma final emocionante e rara no esporte – com dois ouros. No caso, Victor Santos e Rhaick Bomfim cruzaram a linha de chegada ao mesmo tempo. Paulo Santos, por sua vez, chegou em terceiro lugar, também bastante próximo aos dois vencedores.

“Nunca tinha passado por uma situação assim, de photofinish. Inclusive, nunca achei que ia dar um empate. Isso mostrou o quanto a competição está competitiva”, conta Victor Santos, um dos vencedores.

Além do resultado ser um tanto quanto raro, ele evidencia não apenas o aumento do nível de disputa da competição, mas também o desenvolvimento do rollerski nacional. “O crescimento do nível como equipe, e não só individualmente de cada atleta, foi um grande destaque dessa etapa. Houve muito equilíbrio entre as provas, que foram decididas por uma diferença de pontos muito pequena entre os competidores”, conta Caio Freixeda, treinador de Ski Cross Country da CBDN.

O equilíbrio da categoria masculina FIS

Outra evidência do desenvolvimento da equipe nacional foram os resultados equilibrados em todas as provas do Circuito, não apenas na de Sprint. Por exemplo,  na disputa de Distance Clássico (22/03), Victor Santos conquistou o ouro e bateu o recorde nacional (que até então também era seu), contabilizando 129.54 pontos FIS. Yuri Rocha, que ainda pertence à categoria Júnior, consagrou-se na segunda colocação. Já Lucas Lima foi o dono do bronze.

Enquanto isso, na prova de Distance Livre (24/03), prova de encerramento do Circuito, o pódio deu mais uma reviravolta: o jovem Yuri Rocha conquistou o ouro, enquanto o Olímpico Victor Santos se manteve no pódio com o segundo lugar e Lucas Lima levou o bronze novamente.