Principais medidas de segurança na sua primeira vez na montanha

Esquiar ou praticar snowboard pela primeira vez é uma experiência inesquecível. Se você é novo no mundo dos esportes de neve, nós listamos algumas dicas para se preparar e ter uma estreia segura nas montanhas. Confira!

Use as roupas adequadas

A melhor forma de se vestir para o esqui é usando três camadas de roupas: a primeira deve ser uma camiseta e calça térmica, como uma segunda pele, que sejam leves e absorvam a transpiração; a segunda precisa te proteger do frio, por isso pode ser um moletom, fleece ou uma peça similar; e a terceira é a camada impermeável, que vai te proteger caso você se sente ou caia na neve. Com ela, você se manterá seco e, consequentemente, quente.

Procure os melhores equipamentos

Sempre utilize os equipamentos de segurança, como capacete e goggles (máscaras como as do gif abaixo :). Além disso, se for alugar as botas e esqui/prancha de snowboard, seja exigente para pegar aqueles que sejam ideais para você. Seus dedos dos pés devem tocar a ponta da bota e ela deve ficar bem presa nos pés, mas sem comprometer a circulação. Já as fixações devem estar reguladas de acordo com o peso do esquiador e, para os iniciantes, devem ficar bem soltas, para que o equipamento se solte das botas em caso de queda.

Faça aulas

Todo centro de esqui tem instrutores para ensinar os princípios básicos dos esportes de neve. As aulas são essenciais para entender a mecânica do esqui e snowboard, aprendendo a controlar sua velocidade e direção.

Lembre-se de fazer um aquecimento

Este é um exercício físico como qualquer outro e, por isso, é necessário aquecer o corpo. Isso não significa alongar o corpo, mas sim começar pegando mais leve, descendo algumas vezes pistas mais fáceis da estação de esqui.

Aprenda as regras básicas de convivência

Esqui e snowboard são esportes individuais, mas isso não significa que você não terá que conviver com outros esportistas. As pistas podem estar bem cheias, e é indispensável seguir alguns princípios para que todos possam aproveitar com tranquilidade: manter uma velocidade de acordo com suas habilidades; dar prioridade para quem está à sua frente, ultrapassando com cuidado; não parar na pista mas, se for realmente necessário fazê-lo, escolher um lugar seguro e visível, que não atrapalhe os outros; respeitar todas as sinalizações e não entrar em pistas fechadas; caso se envolva ou testemunhe um acidente, sempre prestar assistência.

Esteja em dia com seu condicionamento físico

É sempre importante lembrar que, embora vá estar sobre uma prancha de snowboard ou dois esquis, ainda assim você estará praticando um esporte. É mais que apenas subir no equipamento e deslizar pela neve – vai usar seus músculos, coordenação motora e reflexos para se movimentar montanha abaixo. Por isso, a experiência será muito mais fácil, segura e divertida se você estiver acostumado a fazer exercícios físicos. Além disso, a curtição durará mais tempo.

Preste atenção

Estes não são esportes que se pode praticar distraído. Mantenha-se atento ao ambiente, às pessoas que estão à sua volta e a todos os desafios das pistas.

Beba água

É fácil esquecer-se deste item tão fundamental, pois o frio da montanha pode amenizar a sensação de sede. No entanto, como qualquer prática de esporte, você vai transpirar e perder bastante água, então é essencial manter-se hidratado.

Respeite seus limites e não se arrisque

Você, melhor que ninguém, conhece seu corpo e seus limites. Caso esteja cansado, termine a pista e faça um intervalo. Os centros de esqui têm cafés e restaurantes onde é possível descansar um pouco. Não se force a continuar apenas para acompanhar alguém ou para fazer valer o dia. Seu bem-estar é imprescindível!

Viaje seguro

É vital contar com um seguro viagem sempre. No caso de viagens para esportes de neve, deve-se conferir as coberturas do produto contratado, pois muitas empresas possuem exceções para esse tipo de prática. Nós recomendamos o seguro da APRIL Brasil Seguro Viagem pois, além de ser uma companhia muito confiável, boa parte dos planos contam com cobertura para esportes de neve. E aproveite: nós temos uma parceria com a APRIL que garante 20% de desconto para nossos clientes e seguidores. Basta utilizar o cupom CBDN20 na hora da compra e viajar tranquilo!