Rainha de Copas: Isabel Clark fatura ouro na Copa Sul-Americana e 22º título brasileiro de Snowboard Cross

Rainha de Copas: Isabel Clark fatura ouro na Copa Sul-Americana e 22º título brasileiro de Snowboard Cross

Atleta prova ótima fase a três dias do início de etapa inaugural da Copa do Mundo

 

22 vezes Isabel. É difícil não se impressionar com o domínio da carioca Isabel Clark no Snowboard nacional e também sul-americano. Nesta segunda (05), a rider brasileira disputou a 2ª da Copa Sul-Americana de Snowboard Cross, em Corralco (Chile), e foi a melhor entre 14 atletas de diversas equipes internacionais, como Grã-Bretanha, Estados Unidos, Suíça e Argentina. De quebra, faturou seu 22º título nacional na disciplina em 23 anos.

Mais experiente atleta da prova, Clark usou sua bagagem para obter o melhor tempo na qualificatória, com 54,59, marca que fica ainda mais valiosa se comparada à obtida pelo melhor atleta masculino, o austríaco Markus Schairer: 50,36, apenas pouco mais de quatro segundos mais rápido.

Durante as finais, a rider brasileira voltou a mostrar o que o tempo traz, a frieza para reagir na hora certa. Após passar pelas quartas, em bateria com duas norte-americanas, Clark enfrentou difícil semifinal, sobretudo pelo confronto com outra norte-americana, Stacy Gaskill. À frente de Isabel Clark na semifinal, no entanto, a rider dos Estados Unidos viu a brasileira mostrar força física e mental na final. Passada difícil largada, na qual as quatro atletas estiveram com pranchas lado a lado, Clark despontou e abriu vantagem até cruzar a linha de chegada.

O grito de felicidade logo após o último salto antes de se sagrar campeã de mais uma etapa sul-americana e brasileira, provou aquilo que se esperava: Isabel Clark está em ótimas condições na abertura da temporada pré-olímpica e a poucos dias da abertura da Copa do Mundo de Snowboard Cross, em Cerro Catedral (Argentina).

“Estou muito feliz pelo primeiro lugar e o meu desempenho, estamos prontos para a Copa do Mundo na Argentina, com a perna bem afiada. A pista estava bem técnica, veloz e cansativa. Mas tudo compensa por esse resultado e o dia maravilhoso que fez”, pontuou Isabel Clark.

Na prova masculina, destaque para Lucas Rezende, que faturou seu tricampeonato brasileiro na disciplina, sendo o segundo consecutivo. Com o 16º tempo na prova sul-americana, ele foi o melhor atleta do país na disputa que ainda teve a presença de Rafael Rennó, o estreante Bruno Sales e Carlos Eduardo. No topo da prova, show da Áustria e Suíça, que participaram da etapa com alguns de seus atletas de Copa do Mundo. Os austríacos Markus Schairer e Hanno Douschan foram 1º e 4º lugar, respectivamente, enquanto os suíços Nick Watter e Tim Wtter, 2º e 3º.

A Copa Sul-Americana de Snowboard Cross continua nesta terça (05), sem a presença de Isabel Clark e Lucas Rezende. Ambos agora focam sua atenção na Copa do Mundo de Snowboard, em Cerro Catedral (Argentina). Clark dentro da pista e Rezende como preparador de suas pranchas.

Show de Rhaick Bomfim em Termas de Chillán

O Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country já havia premiado a nova geração do Projeto Social Ski na Rua, com o ouro no Sprint de Lucas Lima, o Lucão, em Ushuaia (Argentina). Porém, a performance dos novos talentos do projeto nas provas sul-americanas, que também definem os campeões nacionais, não se restringiu apenas a solo argentino. Na última segunda (05), quem também brilhou foi Rhaick Bomfim, ao conquistar o título brasileiro de Sprint na categoria júnior masculina.

Com apenas 15 anos, o atleta não se consagrou apenas como melhor atleta brasileiro de sua categoria na prova de Sprint, estilo Clássico, mas também o mais rápido de toda a disputa. Em terceiro lugar na qualificatória, a pouco mais de 1 segundo atrás do líder Yonathan Fernandez, do Chile, Bomfim alcançou importante marca de 220.76 pontos FIS.

Durante a final, a vantagem criada por Fernandez foi eliminada pelo bom desempenho de Bomfim, que brigou até o fim com outro chileno: Juan Agurto. Por questão de centímetros, ou menos de um ski, o brasileiro levou a melhor e se sagrou campeão brasileiro júnior de Sprint, além de faturar o ouro sul-americano.

Classificação Copa Sul-Americana de Snowboard Cross

Feminino
1º Isabel Clark (Brasil)
2º Stacy Gaskill (Estados Unidos)
3º Catalina Petersen (Argentina)

Masculino
1º Markus Schairer (Áustria)
2º Nick Watter (Suíça)
3º Tim Watter (Suíça)

23º Campeonato Brasileiro de Snowboard
Feminino
1º Isabel Clark
2º Luma Maio

Masculino
1º Lucas Rezende
2º Bruno Sales
3º Rafael Rennó