Isabel Clark e Victor Santos em PyeongChang

victor santos pyeongchang alpensia

A um dia da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2018, a delegação brasileira está quase completa. Com a chegada de Isabel Clark, do snowboard, e de Victor Santos, do esqui cross country, na noite da quarta-feira, dia 7, a delegação de Neve está completa na Coreia. 

A snowboarder Isabel Clark segue para sua quarta e última participação olímpica, sempre na prova de Snowboard Cross. Isabel é a responsável pelo melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno, a nona colocação em Turim 2006. Já Victor Santos é um dos jovens destaques do projeto social Ski na Rua, do atleta olímpico Leandro Ribela (Vancouver 2010 e Sochi 2014).

Isabel Clark começou no esporte aos 16 anos, quando foi visitar o irmão que trabalhava em uma estação de esqui. Como o irmão andava de snowboard, resolveu testar a prancha e não a tirou mais dos pés. Está há mais de 15 anos entre as Top 20 snowboarders do mundo e em 2018, aos 41 anos, representará o Brasil em sua quarta edição olímpica. “Cada vez eu chego mais tranquila e acostumada. Já conheço todo o protocolo, que é sempre o mesmo”, disse Isabel. “Mas eu adoro fazer parte do Time Brasil nos Jogos Olímpicos. Eu viajo muito com a minha equipe apenas para as competições de snowboard. Nos Jogos é mais animado, com atletas de outras modalidades e mais países participantes”, disse Isabel, que disputará sua prova de snowboard cross no dia 16.  

Isabel chega a PyeongChang se recuperando de uma queda sofrida durante a Copa do Mundo de Cervinia, na Itália, no dia 21 de dezembro. “Foi um susto muito grande. Eu senti muita dor. Mas, felizmente, os exames não indicaram fratura. Ainda estou em processo de recuperação”, explicou Isabel.  “Vou fazer o melhor que eu posso a cada dia para estar bem na hora da prova. 

A detentora do melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno afirma estar participando de sua última edição de Jogos Olímpicos. “Minha vida é o snowboard e eu ainda vou seguir participando de algumas competições. Mas a preparação para os Jogos Olímpicos é muito dura e eles só acontecem a cada quatro anos. Estou feliz de estar com essa decisão tomada, de estar segura quanto a isso”, disse Isabel.

Victor Santos é um dos jovens destaques do Projeto Social Ski na Rua, do atleta olímpico Leandro Ribela. Aos 16 anos, participou da 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, em São Carlos (SP), conquistando medalha de prata na prova de Sprint. Em 2017, conquistou o seu primeiro campeonato brasileiro e garantiu vaga para disputar os Jogos Olímpicos. “A ficha ainda está caindo. O meu técnico sempre me explicou o que eu iria encontrar, mas só agora estou vendo o que são os Jogos Olímpicos de verdade”, disse Victor, de 20 anos, que disputará a prova de 15km estilo livre, também no dia 16. “Há dois anos eu comecei a pensar que seria possível chegar aos Jogos Olímpicos. Desde então virei um atleta mais sério, preocupado com descanso e alimentação, me dedicando para alcançar essa vaga”, disse o atleta, 
 
Victor e o treinador Leandro Ribela chegaram à Coreia vindos da Itália, onde passaram por três meses de treinamento específico para os Jogos Olímpicos. Ano passado, Victor disputou o Campeonato Mundial da Finlândia e o Campeonato Mundial Júnior dos Estados Unidos. Em 2018, disputou outro Mundial Júnior na Suíça. “Nós tentamos fazer com que ele passasse por situações parecidas com a que vai passar aqui. Passou por um período de treinos na Europa e participou de competições grandes com atletas top”, disse Leandro Ribela. “Ele está aproveitando esse momento, mas está super consciente do que tem de fazer aqui”, afirmou Ribela. Eles se juntam a Michel Macedo (esqui alpino) e Jaqueline Mourão que também já estão na Vila de PyeongChang.