Em Montafon, rider brasileira classificou para as finais e fechou como a 14ª melhor atleta
Na penúltima competição oficial de 2017 e quarta etapa do circuito da Copa do Mundo de Snowboard Cross, Isabel Clark alcançou classificação para as finais e se manteve no Top 15 ao término da disputa. Além de importantes pontos para a corrida olímpica, a prova realizada em Montafon (Áustria) possibilitou sua ascensão ao 13º lugar geral do circuito.
Se o cronograma previsto para Val Thorens (França), sede da 3ª etapa da Copa do Mundo de Snowboard Cross, já havia sido comprimido devido ao mau tempo, os atletas não observaram grandes mudanças em Montafon (Áustria). Com treino oficial, qualificatórias e finais agendadas para o mesmo dia, Isabel Clark teve um sábado (16) intenso nas pistas.
Com o 14º melhor desempenho na fase de qualificação, a brasileira avançou às finais mais uma vez nesta temporada junto a outras 15 atletas. Largando na terceira bateria das quartas, enfrentou a francesa Nelly Loccoz, a canadense Meryeta Odine e a búlgara Alexandra Jekova. Com boa partida, Clark manteve a segunda posição em sua bateria até a última curva do percurso, quando sofreu uma queda após pequeno choque com a prancha de outra adversária.
“Depois da etapa de Val Thorens, em Montafon consegui fazer uma melhor largada, o que me permitiu disputar mais a bateria. Na disputa, minha prancha acabou chocando com a prancha de outra atleta na última curva, quando não tinha a visão de sua posição e acabei caindo”, comentou Clark.
Apesar do imprevisto que a tirou das semifinais, Clark assegurou a 14ª colocação final e mais 180 pontos no circuito geral da Copa do Mundo de Snowboard Cross, que agora ocupa o 13ª lugar com 700 pontos. Na briga pela vaga olímpica, Clark ainda é a 19ª do ranking mundial, com 1600 pontos, sendo que as 30 melhores garantem a ida para PyeongChang.
A italiana Michela Moioli e o austríaco Jarryd Hughes foram os grandes vencedores em Montafon.
Jaqueline Mourão prova ascensão na temporada
Em Rossland-Black Jack SC, no Canadá, a esquiadora Jaqueline Mourão disputou três provas entre a última sexta (15) e o domingo. Na sexta, em prova de 5km estilo clássico, válida pelo Mini Tour norte-americano, atingiu a 13ª colocação entre 36 atletas. No sábado, foi a vez do Sprint 1.3km estilo livre. Classificada para as finais entre as 20 melhores atletas, Mourão disputou as quartas, mas não avançou às semifinais. Contudo, melhorou sua posição geral na prova de 19ª – qualificatória – para 15ª.
Em seu último dia de competições em 2017, a esquiadora brasileira ainda encarou prova de Perseguição de 10km, estilo livre, na qual se destacou com a 9ª posição entre 34 atletas. “Foi uma ótima preparação. Estou feliz por estar em ascensão, normalmente atinjo meu melhor momento no início da temporada e acabo não rendendo mais, mas este ano está sendo diferente. Ainda sinto muita energia e acredito que posso melhorar no decorrer da temporada até os Jogos Olímpicos de 2018”, revelou com otimismo Jaqueline Mourão.
Cria e criador
Único atleta masculino a competir em provas de Ski Cross Country nos últimos dias, Victor Santos obteve boa marca de 229.75 pontos FIS na qualificatória de prova de Sprint da Alpen Cup, realizada em St. Ulrich/Pillerseetal (Áustria) na última sexta. O resultado ficou apenas quatro pontos acima e quase superou o melhor já registrado em solo europeu justamente pelo seu treinador e ex-atleta olímpico, Leandro Ribela. Em 07 de dezembro de 2013, Ribela registrou a marca de 225.13 pontos FIS em prova realizada em Östersund (Suécia).
Recorde para Matheus Vasconcellos
Entre quinta (14) e este domingo, o calendário de competições para os atletas da equipe nacional de Biathlon foi intenso com provas da IBU Cup 3 em Obertilliach (Áustria) e da IBU Júnior 2 em Ridnaun (Itália).
Enquanto Fabrizio Bourguignon, Leandro Lutz, Mirlene Picin, Gabriela Neres e Bruna Moura disputaram provas de Individual e Sprint em solo austríaco, Altair Firmino, Lucas Martins e Matheus Vasconcellos também tiveram desafios das duas disciplinas na Itália.
Com 21,08% conquistados na sexta, em prova de Individual, Vasconcellos quebrou o recorde brasileiro masculino de Biathlon Júnior, que antes pertencia a Caio Moreira. A marca anterior era de 34,43%, registrada no dia 10 de dezembro de 2016, em Lenzerheide (Suíça).