Augustinho Teixeira se destaca em prova FIS e se consagra campeão brasileiro de Halfpipe

A temporada boreal de competições segue em ritmo acelerado e o Brasil continua bem representado nos diferentes esportes na neve. No último sábado, 02 de fevereiro, Augustinho Teixeira, jovem atleta de Snowboard da CBDN, esteve em Calgary – Canadá representando o país e fazendo sua estreia FIS de Halfpipe. Em sua primeira prova na disciplina, Augustinho já mostrou que é uma promessa do esporte nacional: ele conquistou o 4o lugar entre os competidores da sua categoria (U15 – Menos de 15 anos) e garantiu um Top 20 entre todos os participantes.

Além dos bons resultados FIS, a prova no Canadá também valia como Campeonato Brasileiro de Halfpipe e, deste modo, o atleta também se consagrou campeão brasileiro da disciplina. Soma-se, assim, mais um título brasileiro em seu histórico, visto que ele também é o campeão nacional de Big Air. Vale lembrar que Augustinho tem apenas 13 anos e está em sua primeira temporada competindo em provas FIS – Federação Internacional de Ski (visto que é a idade mínima permitida pela Federação).

“Ele quase classificou para a final, foi um errinho ali no final. Sem contar que fazia – 30º C de sensação térmica, o que fez a organização do campeonato reduzir o número de atletas classificados”, conta Elenilda Teixeira, mãe e representante do atleta. Ela complementa que “a prova foi muito boa, o nível aqui é bastante alto, visto que o Halfpipe de 22pés em Calgary é algo que eles competem em quase toda a temporada. Sem tirar que neste ano houve um crescimento de 20% no número de riders competindo”.

De acordo com o planejamento de treinamento e competições do atleta, o resultado no Canadá surpreende. “O plano era garantir um Top 30, então, acho que o resultado foi maravilhoso. Agora, Augustinho segue em treinamento forte para as competições de março, com o objetivo de um Top 15 no Canadian Westerns Championship e um Top 20 no NorAm”, explica Elenilda.

Snowboard: um esporte de família

Não é apenas Augustinho que traz emoções e orgulho para Elenida. O filho mais novo, João Teixeira, já se aventura sobre as pranchas. Com apenas 11 anos, ele também competiu em Calgary, na categoria U13 (menores que 13 anos). “Apesar dele ainda não competir provas FIS, o nível aqui é muito alto mesmo assim, destoa um pouco porque ele tem apenas 11 anos na categoria U13”, explica a mãe. Entretanto, João garantiu um Top 10 entre os competidores da sua categoria.

Questionada sobre como se dá a relação dos irmãos nas pistas, Elenilda dá risada: “irmãos né? Sempre estão juntos, de vez em quando tem uma briguinha, mas nada que os coaches não saibam levar bem”.