Guia de Viagem – Aspen Snowmass

Para chegar, enfim, ao inverno ou sentir aquele friozinho ainda precisamos passar por mais uma estação, mas isso não quer dizer que, se a vontade de viver tudo o que frio pode proporcionar estiver grande, não existem opções para apaziguar essa espera.

Alguns resorts de ski na América do Norte e Europa ainda não fecharam nesta temporada, com funcionamento previsto até meados de maio! Porém, você deve estar se perguntando qual a graça de ir para a neve em pleno fim de temporada, achando que não vai encontrar mais nada acontecendo por lá.  

Podemos te dizer que isto não é bem verdade. Ou melhor, uma pessoa em especial. Conversamos com Rangel Jacques Bethonico, de 47 anos, empresário que tem muita experiência no que se refere à temporada de neve, principalmente nos Estados Unidos.

Rangel é frequentador de Aspen Snowmass, estação de ski que teve sua atividade iniciada nesta temporada no dia 23 de novembro e terá neste domingo (15) seus últimos esquiadores nas pistas. Com uma capacidade para mais de 32 mil visitantes, com 96 pistas somando um total de 241km, Aspen atrai pessoas como Rangel todos os anos.

Habitualmente, ele passa a temporada inteira por lá, do fim de novembro ao começo de abril. As viagens são sempre em família, com seus filhos Noah, de 14 anos, e Zion, de 12, além da esposa Camila. Para ele, os destinos mais legais para viajar com a família além de Aspen Snowmass são o Grand Targhee e Wyoming. No gosto de Rangel, Aspen acaba levando a preferência, pois possui de tudo um pouco, enquanto Targhee apresenta maior quantidade de neve e tranquilidade, com menos público e predominância de frequentadores locais.

Perguntado sobre as principais atividades durante a temporada, Rangel é enfático: “Esquiar, esquiar e esquiar”. Mas, também abre uma “brecha” para o que a montanha tem a oferecer além das pistas: “Comer muito bem, e conhecer outras montanhas próximas, pois em Colorado tem muitas estações de ski, entre elas Vail, Winter Park, Cooper Mountain e Telluride”.

Se você é daqueles que não curte esquiar ou praticar snowboard, fique tranquilo. Segundo Rangel, existe uma variedade de atividades para os que não são tão aficionados pelo esporte. Sua recomendação é a piscina de águas termais em Gleenwood Springs, uma das maiores do mundo, além do passeio em Utah nos Parques Nacionais, localizados a três horas de carro de Aspen. “A viajem já é linda, a estrada vai beirando o Colorado River”, conta.

Rangel aconselha também aos turistas aproveitarem atividades como fazer compras, ir aos restaurantes, passeio de sled puxado por cachorros, entre outros. Todos os serviços usualmente se estendem até a data de fechamento do resort.

Melhor data para viajar

O número de visitantes durante a temporada não muda muito, com movimento constante e grande aumento durante os feriados principais do ano. A diminuição do número de visitantes está vinculada a possível falta de neve ou qualidade ruim da mesma.

Rangel, especificamente, prefere os períodos fora de feriados principais, mas também dá dicas de opções para quem quer fugir do tumulto: “Temos aqui quatro montanhas, Ajax, Aspen Hilands, Buttermilk e Snowmass, então dá para curtir mesmo nessas épocas cheias. Sem contar que o passe vale para as quatro montanhas.”

Outra coisa para se ter em mente é a previsão. Como esta temporada registrou seu pior início dos últimos 35 anos, o Colorado ficou sem neve considerável até o fim de janeiro. Em Snowmass, somente 40% da montanha esteve aberta para o público.

Onde comer?

“Nobu, um dos restaurantes japoneses mais famosos do mundo fica em Aspen, o StewPot em Snowmass que funciona no mesmo local (shopping de Snowmass) há 45 anos, Cliffhouse Restaurant no topo da montanha Buttermilk que tem a vista mais linda de todos e faz um bow tailandês ótimo, e o Cloud 9 em Hilands, que é uma baladinha de montanha ótima pra curtir boa música e tomar uma champanhe com um visual incrível, ótimo para um après-ski”, pontua Rangel.

Na hora de escolher qual montanha

Para Rangel, o melhor de Aspen são as montanhas: “Como são quatro, cada  uma tem alguma coisa que completa a outra, e juntas são imbatíveis”. Em questão de hospedagem, o lugar com a melhor infraestrutura para ir com os filhos pequenos e adolescentes é o Top of the Village em Snowmass, “Fica na beira da montanha e tem estrutura de piscinas jacuzzi, academia, além de não ser caro”, conta.

Sobre tempo ideal para aproveitar o que Aspen tem a oferecer, pela distância e fuso horário, “duas semanas é o ideal, pois dá tempo de se acostumar com a altitude e conhecer tudo sem pressa”.

Acesso

“Para conseguir conhecer tudo o melhor é estar de carro. Existe um trem de passageiros que faz Denver/Glenwood Springs, que é uma viagem linda. Então dá para voar até Denver, pegar esse trem e de Glenwood um carro para subir o vale”, indica Rangel. Como bom amante dos esportes de inverno, sua dica final, é claro, não poderia deixar de ser ir para Aspen em janeiro, por conta dos X-Games, um dos maiores eventos esportivos de neve do mundo.

Se você não viajou para a neve nesta temporada ou já está pensando na próxima viagem, não perca tempo, Aspen é uma boa opção.