Equipe nacional de Para Ski Cross Country competirá na etapa de Dresden & Altenberg da Copa do Mundo na Alemanha

Nesta sexta-feira (10), começa a Copa do Mundo de Para Ski Cross Country nas cidades de Dresden e Altenberg (Alemanha). As provas vão até 16 de janeiro e contarão com a participação de uma robusta delegação brasileira – formada por quatro paratletas. 

Entre eles, Cristian Ribera, já medalhista em outras edições de Copa do Mundo e sexto colocado nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang. O atleta, de 17 anos, espera conseguir um top 5 na competição.

“O tempo de adaptação na neve foi escasso, mas foi muito bem treinado, então acredito que chegarei bem e confiante para as provas, especialmente as de longa distância”, conta.

Além de Ribera, a equipe é formada por Robelson Moreira, Guilherme Rocha e Wesley dos Santos. A comissão técnica conta com Leandro Ribela (Coordenador Técnico do Ski Cross Country na CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve) e Taylor Pereira (Treinador de Ski Cross Country do núcleo de São Carlos/SP) . A delegação está em Livgno (Itália) desde o dia 03 de janeiro, focada na preparação para as provas da Copa do Mundo.

“A adaptação dos atletas à neve foi rápida nesses primeiros dias, eles demonstram que realizaram uma boa preparação durante o ano todo no Brasil e que o treinamento com o rollerski tem sido eficiente. Acredito que todos terão condições de ter um ótimo desempenho e obter os resultados almejados”, analisa Leandro Ribela.

Alta temporada para o esporte paralímpico de neve

Em época de inverno no hemisfério norte, as próximas semanas serão agitadas para os paratletas brasileiros. Após a Copa do Mundo de Dresden & Altenberg, a equipe retorna para Livigno, e segue em treinamento na neve até o final de janeiro. Dessa vez, o foco estará na etapa da Copa do Mundo de Finsterau, que ocorrerá no início de fevereiro, também na Alemanha.

Dessa vez, o foco estará na etapa da Copa do Mundo de Finsterau, que ocorrerá no início de fevereiro, também na Alemanha.

Cronograma de provas da Copa do Mundo de Dresden & Altenberg

  • 11/01 – Sprint (qualificatórias e semis) – Dresden
  • 12/01 – Sprint finais – Dresden
  • 14/01 – Short Distance – Altenberg
  • 15/01 – Middle Distance – Altenberg