Equipes nacionais disputam competições internacionais em diversos países neste início de temporada
Marcado pelo grande número de largadas para os atletas das equipes nacionais em três modalidades diferentes – Ski Alpino, Ski Cross Country e Para Snowboard –, o mês de dezembro se inicia com maratona de provas internacionais. Da Colômbia até a Finlândia, brasileiros disputam desde a última quinta (30) competições válidas para a Federação Internacional de Ski (FIS) e até mesmo etapa de circuito da Copa do Mundo.
Na quinta, em contraste estiveram Michel Macedo, do Ski Alpino, e Paulo Santos, do Ski Cross Country. Enquanto Macedo disputou prova de Super G em Copper Mountain Resort (EUA) e alcançou bom resultado, com um Top 15 e 55.85 pontos FIS, Santos viajou a Bogotá (Colômbia) para disputar corrida de Rollerski e conquistar a medalha de ouro. Nesta sexta (01), ambos voltaram às pistas e obtiveram novos bons resultados. Santos, desta vez, ficou com a prata, superado pelo chileno Yonathan Fernandez, enquanto Macedo subiu para a 13ª posição em nova prova de Super G que lhe rendeu 49.02 pontos.
A sexta também foi de esforço e competições para outros sete atletas da equipe nacional de Ski Cross Country. Em Sprint realizado em Santa Caterina Valfurva (Itália), apesar de não ter avançado na qualificatória, Bruna Moura bateu sua melhor marca de pontos FIS no hemisfério norte em provas da disciplina: 297.65 pontos FIS contra 327.68. Quem também registrou importante feito foi o estreante em provas oficias Matheus Vasconcellos com 241.20 pontos. Com essa marca, ele supera a melhor estreia brasileira masculina no Sprint, que antes pertencia a Leandro Ribela (301.09).
Do outro lado do mundo, André Cintra está em Pyha (Finlândia) para a terceira parada da Copa do Mundo de Para Snowboard. Nesta sexta, o rider que busca se classificar para sua segunda edição de Jogos Paralímpicos de Inverno, encarou prova de Snowboard Cross e finalizou com a 15ª colocação. Ele retorna às pistas neste sábado para nova prova de Snowboard Cross.
“A primeira e a segunda descida foram bem difíceis. Tivemos de esperar pelo início da prova por alguns problemas técnicos, o que não me permitiu aquecer antes da descida como gostaria. Na terceira, tive um desempenho muito melhor. É importante estar bem focado, na parte mental, e melhorar cada vez mais as descidas. Vamos em busca de um dia melhor amanhã”, pontuou Cintra.
Fim de semana recheado
Nos Estados Unidos, após boa estreia na temporada em Rendezvous Ski Trails com uma 16ª colocação entre 37 atletas em Distance 5km, Jaqueline Mourão retorna para disputar provas de Sprint e Mass Start neste fim de semana, no mesmo local.
“Começamos bem a temporada no dia 25, foi-se o tempo que meus resultados eram olhados da parte de baixo para cima da lista. Terminei a prova a poucos segundos de atletas que treinam em centros nacionais norte-americanos, com a 16ª colocação entre 37 atletas. A temporada começou e com o pé direito. Foi legal o público norte-americano vir me felicitar pela prova, agora para este final de semana o formato é diferente. Sprint e Mass Start estilo clássico serão uma experiência boa! Espero evoluir bastante e melhorar meu condicionamento físico até fevereiro”, contou Jaqueline Mourão.
Além de Jaqueline Mourão, André Cintra, Michel Macedo e Paulo Santos, Isabella Springer, do Ski Alpino, retoma sua bateria de provas na Europa. Serão seis entre este sábado e o próximo dia 07. Victor Santos, Lucas Lima, Fabrizio Bourguignon, Leandro Lutz, Matheus Vasconcellos, Bruna Moura e Mirlene Picin, todos da equipe nacional de Ski Cross Country, também retornam à pista em Santa Caterina Valfurva.