Esportes de Neve e sustentabilidade: conheça o Evento Verde de Lillehammer com certificado Eco-Lighthouse

lillehammer

O Campeonato Mundial Paralímpico de Neve, que acontecerá em janeiro de 2022 em Lillehammer (Noruega), se tornou o maior evento esportivo a conquistar o status de “Evento Verde” pelo certificado Eco-Lighthouse.

A competição estava prevista para ocorrer em fevereiro de 2021, mas foi adiada para 2022 devido à pandemia de Covid-19. O Campeonato Mundial em Lillehammer será o primeiro a sediar, em uma mesma cidade, as provas das modalidades de Para Ski Alpino, Para Ski Cross Country, Para Biathlon e de Para Snowboard.

Lillehammer e o legado Olímpico

Lillehammer, conhecida por sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, é atualmente uma cidade vibrante que oferece muitas atrações turísticas tanto para o inverno quanto para o verão.

A cidade também é lar para o Museu Olímpico da Noruega, com instalações interativas e muitas apresentações multimídia com informações da história das Olimpíadas, com foco nos Jogos Olímpicos de Inverno de Olso (ocorridos em 1952, na Noruega) e de Lillehammer.

“Evento Verde”

Para garantir que o evento será pró-meio ambiente, haverá a adoção de curso online, focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, para mais de 1.300 pessoas credenciadas.

Dessa forma, o evento busca que atletas, voluntários e o público possam ativamente contribuir para um evento mais sustentável em Lillehammer.

Soluções como transportes movidos a motores de biocombustíveis, reciclagem e rotinas de aquisição conjuntas com todos envolvidos para sensibilização ambiental já estão implementadas.

Essas e outras medidas adotadas pela organização da competição renderam ao evento o status de “Evento Verde”, após a conquista do certificado Eco-Lighthouse, em abril de 2022.

O certificado é válido por um ano e se aplica para diferentes áreas dentro do evento. Os organizadores devem alcançar metas em áreas como ambiente de trabalho, gestão de resíduos, uso de energia, emissão de gás carbono, contratação e transporte.

Saiba mais sobre o certificado Eco-Lighthouse