Dicas de segurança para evitar queimaduras solares na neve

solar

Algo que podemos esquecer durante uma viagem para a neve é a influência do sol em nossa experiência. Afinal, está bem frio e podemos esquecer que é necessário se preocupar com os raios solares.

Quando o Brasil na Neve te trouxe alguns erros para se evitar em sua viagem, destacamos a necessidade de estar preparado para o sol. Mas qual seria a melhor maneira de estar preparado?

O Brasil na Neve te traz algumas dicas de segurança para evitar queimaduras solares em sua viagem na neve:

Use goggles ou óculos escuros de qualidade

Devido à intensidade do sol nas montanhas, principalmente porque a neve reflete os raios solares, boa proteção para os seus olhos é essencial e ajuda a evitar casos de perda parcial temporária (ou até permanente!) de visão.

Para prevenir esses problemas, sempre use goggles ou óculos escuros de qualidade, de preferência com bloqueio de luz nas laterais. As lentes devem ser capazes de diminuir a intensidade do brilho da luz e de filtrar os raios ultravioletas.

Mais roupas não significa que não há risco

Apesar de acreditarmos que estamos protegidos pela quantidade de roupas que usamos para curtir a neve, isso não significa que estamos protegidos de queimaduras solares.

É muito importante aplicar protetores solares em toda a pele que ainda está exposta, incluindo pescoço, orelhas e mãos, lugares que são normalmente esquecidos na hora da aplicação.

Além disso, você deve ser vigilante sobre o uso do protetor solar. Pode ser necessário reaplicar em determinados intervalos durante suas atividades na neve e, principalmente, após uma prática exaustiva de esportes.

Cuidado com os lábios

Além do pescoço, orelhas e mãos, outra área que é ignorada para a proteção contra os raios solares são os lábios.

Os lábios são extremamente sensíveis a queimaduras solares, e, por mais que pareça exagero, é necessário protegê-los com protetor labial (com proteção UVA e UVB) sempre que estiver exposto aos raios solares.

Maior altura significa maior exposição

Estima-se que a exposição aos raios ultravioletas aumenta a cada 300 metros de altura acima do nível do mar!

Isso significa que para todos entusiastas dos esportes de neve, ter precaução com a exposição ao sol é muito importante e é uma informação relevante ao escolher o seu destino de viagem.