Dicas de segurança para evitar queimaduras solares na neve

evitar queimaduras na neve

Mesmo com o frio, não podemos nos esquecer da influência do sol em nossa experiência em uma viagem na neve. Por isso, o Brasil na Neve traz para você algumas dicas sobre como evitar queimaduras solares na neve.

Use goggles ou óculos escuros de qualidade

Devido à intensidade do sol nas montanhas, principalmente porque a neve reflete os raios solares, boa proteção para os seus olhos é essencial e ajuda a evitar casos de perda parcial temporária (ou até permanente!) de visão.

Para prevenir esses problemas, sempre use goggles ou óculos escuros de qualidade, de preferência com bloqueio de luz nas laterais. As lentes devem ser capazes de diminuir a intensidade do brilho da luz e de filtrar os raios ultravioletas.

Jessica Tuttle/Unsplash

Mais roupas não significa que não há risco

Apesar de acreditarmos que estamos protegidos pela quantidade de roupas que usamos para curtir a neve, isso não significa que estamos protegidos de queimaduras solares.

É muito importante aplicar protetores solares em toda a pele que ainda está exposta, incluindo pescoço, orelhas e mãos, lugares que são normalmente esquecidos na hora da aplicação.

Além disso, você deve ser vigilante sobre o uso do protetor solar. Para evitar queimaduras na neve, pode ser necessário reaplicar em determinados intervalos durante suas atividades e, principalmente, após uma prática exaustiva de esportes.

Cuidado com os lábios

Além do pescoço, orelhas e mãos, outra área que é ignorada para a proteção contra os raios solares são os lábios.

Os lábios são extremamente sensíveis a queimaduras solares, e, por mais que pareça exagero, é necessário protegê-los com protetor labial (com proteção UVA e UVB) sempre que estiver exposto aos raios solares.

Maior altura significa maior exposição

Estima-se que a exposição aos raios ultravioletas aumenta a cada 300 metros de altura acima do nível do mar! Logo, quanto mais alto você estiver, mais importante é o cuidado com as queimaduras de sol.

Leia também:

Um dia nas Rocky Mountains

Quanto custa viajar para Park City?