Cristian Ribera se consagra com segundo lugar geral na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country

Conquista inédita para o Brasil: Cristian é o segundo colocado geral na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country da última temporada. Saiba mais!


Cristian Ribera tem apenas 17 anos e acumula títulos inéditos e surpreendentes para o Brasil. O seu último marco é grande: a segunda colocação geral na dae Copa do Mundo de Para Ski Cross Country da temporada 2019/2020.

Para quem não sabe, a Copa do Mundo dos esportes de neve é o mais importante circuito anual de competições, o qual percorre diferentes cidades-sede ao longo da temporada, é a “Fórmula 1” da modalidade. Ao final do circuito, a organização computa o ranking geral e, dessa forma, são definidos os campeões da temporada.

Ou seja, não basta um pódio para estar lá em cima, é preciso manter consistência e um alto nível competitivo em toda a temporada de competições. E, desta vez, Cristian Ribera conseguiu e fez história para o Brasil.

A trajetória de Ribera na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country 2020

Foram duas medalhas de prata na etapa de Finsterau e sete Top 5 entre oito possíveis nas provas que disputou. Com estes resultados, Ribera acumulou 395 pontos de Copa do Mundo e se consagrou como vice líder do Circuito nesta temporada.

Atrás dele, com cinco pontos a menos e em terceiro, está o norteamericano Daniel Cnossen. Já o topo do pódio foi ocupado pelo russo Ivan Golubkov, que fez a temporada perfeita, com performance irrepreensível e 800 pontos no total.

Vale ressaltar que a Copa do Mundo de Para Ski Cross Country contou com 36 competidores na temporada e Cristian era o segundo mais novo entre os participantes. Além da pouca idade, o atleta também acumula poucos anos de contato com a modalidade e se prova, cada vez mais, um fenômeno no esporte.

Iniciado no Para Cross Country apenas em 2015, em um projeto de desenvolvimento da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve em parceria com o PEAMA em Jundiaí, o atleta tem pouquíssimo tempo de pista, se comparado à elite do esporte de inverno. Sua primeira competição oficial, por exemplo, foi em 2016, no Circuito Brasileiro de Rollerski.

Ribera: máquina de fazer história no paradesporto brasileiro

A conquista é histórica: de longe, se trata do melhor resultado brasileiro em esportes de inverno. Importante lembrar, não é a primeira vez que Cristian protagoniza recordes e resultados incríveis para o país.

Nos Jogos de Inverno de PyeongChang em 2018, por exemplo, Ribera conquistou a sexta colocação geral e era o mais jovem dos participantes (570 atletas de 49 nações). O resultado não apenas foi um marco para o Brasil, como para o próprio Cris – “minha melhor memória no esporte, até agora, foi quando voltei dos Jogos e vi minha família e meus amigos me esperando e me recebendo para comemorar o resultado”, relembra.

Não à toa, Cristian Ribera foi indicado 2 vezes ao prêmio Paralímpicos, organizado pelo CPB – Comitê Paralímpico do Brasil como forma de prestigiar os paratletas do país, ganhando todas a categoria de melhor atleta de neve todas as vezes que disputou. 

Disciplina e vocação – a receita do sucesso de Ribera

Como forma de incentivar a prática esportiva e desenvolver o Para Ski Cross Country no Brasil, a CBDN organiza Núcleos de Desenvolvimento da modalidade em diferentes cidades do país, em parceria com instituições e clubes locais. Cris surgiu de um deles, o Núcleo de Jundiaí.

Seu primeiro contato foi em 2015, com apenas 12 anos. “Os professores do PEAMA, onde eu já treinava, me falaram sobre essa vivência de esporte de inverno, logo me interessei. Fui ver como era e gostei muito. Já andava de skate e tinha um pouco de prática com lateralidade, daí eles escolheram alguns atletas que se destacaram e eu estava entre eles”, relembra.

Cristian em sua primeira competição oficial, no Circuito Brasileiro de Rollerski – Etapa Interlagos, em 2016

De lá para cá, a evolução do atleta é notável nas pistas e estampada nos resultados, como esta segunda colocação geral da Copa do Mundo. Entretanto, Cristian mantém os pés no chão: “o esporte, pra mim, significa trabalho, tornou-se algo grandioso na minha vida. Acho que a maior diferença entre o Cristian do passado para o de hoje é a experiência e a vontade de vencer”.

Por trás dos títulos

Apesar da madura dedicação ao esporte, Ribera é um adolescente. Com apenas 17 anos, ele precisa conciliar seus treinos com aulas e hobbies. Além do Cross Country, ele também pratica atletismo.

“Minha rotina é bem agitada, treinos específicos, treinos físicos, aulas e cursos. Nas horas vagas, gosto bastante de jogar videogame e andar de skate”, conta.

O futuro é grande!

Entre aulas, treinos e temporadas na neve, Cristian não apenas traz medalhas para o Brasil, como também sonha em chegar ainda mais longe. Além da dedicação no Para Ski Cross Country, o atleta espera poder competir uma Paralímpiadas de Verão, pelo atletismo.

Questionado sobre seu futuro no esporte, ele não hesita: “minha maior meta é uma medalha paralímpica para o esporte de inverno brasileiro. Preferencialmente, que seja de ouro”.