Cristian Ribera conquista mais uma medalha de prata e sobe para segundo lugar geral na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country

foto cristian podio 08-02
pódio Cristian 08-02

Paratleta brasileiro termina sua participação na competição na Alemanha com duas medalhas de prata

 

Cristian Ribera conquistou neste sábado, 08, a medalha de prata na Copa de Mundo de Para Ski Cross Country de Finsterau (Alemanha). A competição reúne os melhores atletas do paradesporto mundial e é uma das mais disputadas da modalidade. O pódio foi completado com o russo Ivan Golubkov, primeiro colocado; e Aleksandr Davidovich, também da Rùssia, em terceiro.

Com os dois pódios conquistados, Cristian Ribeira melhorou sua colocação geral na Copa do Mundo de Para Ski  Cross Country. O brasileiro, que era o quinto colocado até a última sexta-feira (07), agora está na segunda colocação, atrás somente do russo Ivan Golubkov. Daniel Cnossen, dos Estados Unidos, completa o pódio da classificação geral da competição.

O atleta, com apenas 17 anos, coleciona feitos históricos. Nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang (2018), Cristian conquistou a sexta colocação – melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno. No mesmo ano, ele subiu ao pódio duas vezes na Copa do Mundo de Vuokatti, com uma prata e um bronze.

Vice Líder da Copa do Mundo

Com os resultados alcançados na etapa de Finsterau da Copa do Mundo, Cristian subiu para a Vice liderança do Ranking geral da Copa do Mundo de Para Cross Country, com 395 pontos, atrás apenas do russo Ivan Golubkov que chegou aos 800 pontos. O americano Daniel Cnooseen completa os três primeiros com 390 pontos.

Ribera iniciou a etapa em quinto lugar e sai da Alemanha em segundo após uma performance consistente com o quinto lugar no sprint e duas medalhas de prata, nas provas de short distance (5km) e middle distance (10km).

Veja aqui como foi a conquista da medalha de Short Distance.

Alta temporada para o paradesporto de neve do Brasil

Junto a Ribera, a equipe nacional é formada pelos atletas Robelson Moreira, Guilherme Cruz e Wesley Rocha, coordenados pelos treinadores Leandro Ribela e Taylor Brian. Desde o início de janeiro, o time está na Europa participando de competições e intensos treinamentos na neve.

“Foi uma ótima preparação, em Altenberg [outra etapa da Copa do Mundo] batemos na trave por um segundo, mas dessa vez conseguimos consertar o erro e saímos muito felizes”, conta Cristian.

 

Sobre a Copa do Mundo de Finsterau

A etapa de Finsterau (Alemanha) da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country começou nesta quinta-feira, 6, com a prova de sprint, na qual Ribera sofreu uma queda e chegou no quinto lugar.

No dia 07, sexta-feira, Cristian conseguiu se superar e conquistou a primeira medalha dele na temporada, e a etapa terminou com a prova de middle distance realizada no dia 08, onde Ribera novamente subiu no pódio no segundo lugar.

O restante da equipe brasileira também conquistou ótimos resultados, Robelson Moreira, Guilherme Rocha e Wesley Santos conquistaram ao menos um resultado abaixo dos 180 pontos IPC, marca que é o principal parâmetro para a conquista de vagas para os Jogos Paralímpicos.