Pela primeira vez na história, o Brasil conta com cinco atletas para Copa do Mundo de Para Ski Cross Country. O campeonato ocorre de 12 a 19 de dezembro em Vuokatti, na Finlândia, e a delegação brasileira já começou os preparativos para o campeonato.
Os paratletas que representarão o país são: Thomaz de Moraes, Guilherme Rocha, Robelson Lula e os conhecidos nomes dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018 – Aline Rocha e Cristian Ribera.
Apesar da falta de neve por aqui, a preparação específica para a Copa do Mundo começou faz tempo e se adaptou à realidade climática do Brasil. “Como parte dos preparativos, realizamos um Training Camp de cinco dias em São Carlos, com treinamentos físicos e de rollerski”, conta Taylor Brian, parte da comissão técnica da equipe brasileira de Para Ski Cross Country.
De acordo com Brian, a equipe chega nesta segunda-feira, 03, na Finlândia e a preparação continua. Só que, dessa vez, com a transferência para a neve. “Teremos um total de oito dias de treinamento e adaptação a neve antes da primeira prova que ocorre no dia 12 de dezembro. É importante salientar que este período é muito importante para que os atletas estejam adaptados e preparados para desempenharem bem no campeonato”, explica.
As expectativas brasileiras
Entre os nomes da delegação, há atletas experientes em provas internacionais. Cristian Ribera e Aline Rocha representaram o Brasil nos Jogos de Inverno de Pyeongchang e trazem para a equipe uma maturidade na modalidade, assim como uma evolução das habilidades na neve.
“Estou com saudades da neve e muito ansiosa para voltar a Vuokatti. Como estive lá início do ano, será um bom comparativo da minha evolução. Agora, com mais experiência, tenho menos medo das curvas e descidas – só isso já é muito bom”, conta Aline Rocha.
O treinador Taylor Brian ressalta que “a troca de experiências entre os atletas que já competem há algum tempo e os estreantes será muito importante para alcançarmos nossos objetivos”.
Sobre a Copa do Mundo de Vuokatti
Nesta temporada de inverno no hemisfério norte, serão três Copas do Mundo de Para Ski Cross Country, sendo a de Vuokatti a primeira delas. Na sequência, em janeiro ocorre a de Ostersund – Suécia; e a de Sapporo, Japão, em março.
Como abertura da temporada, a vila finlandesa de Vuokatti traz um clima familiar aos atletas, sendo sede de Copa do Mundo desde 2007: são 150km de rotas desafiadoras.