O Snowmobile é um veículo de neve usado para o transporte. Porém, ao longo dos anos ele também passou a ser utilizado para atividades recreativas. Uma das formas mais populares de diversão com o veículo é o Snocross.
Conheça o Snocross
Snocross é um esporte de corrida que usa os Snowmobiles em pistas com muitos obstáculos diferentes, como curvas fechadas, saltos extremos e outros. Requer condições climáticas extremas para manter as pistas congeladas. Além disso, você precisa de equipamento certo: luvas, proteção para os olhos, capacete, cotoveleiras, caneleiras e proteção para a parte superior do corpo.
O esporte em si é muito similar ao motocross, com o nome sendo justamente a mistura entre as palavras “Snowmobiles” e “Motocross”.
Uma vez que a modalidade se tornou popular nos Estados Unidos, em meados de 1998, ela passou a fazer parte dos X Games de Inverno, com suas provas sendo realizadas em Buttermilk Mountain, em Aspen, no estado do Colorado.
A dinâmica do esporte é muito parecida com as corridas que conhecemos, com os competidores largando juntos e, quem chegar primeiro, fica com a vitória.
Hoje, o Campeonato Nacional de Snocross dos Estados Unidos é um dos maiores eventos do esporte no mundo inteiro. Veja:
Outros esportes com Snowmobiles
Além disso, existem inúmeras outras modalidades em que os Snowmobiles são utilizados. A principal delas talvez seja a Corrida de Snowmobiles.
Esse esporte surgiu no período Pós-Segunda Guerra Mundial, e se tornou muito relevante principalmente nos EUA.
Atualmente, o maior evento da modalidade é o International 500. Inspirado nas famosas 500 Milhas de Indianápolis, o evento parte da mesma premissa do “primo” famoso. Ou seja, ele consiste em uma corrida de Snowmobiles que dura por volta de 8 horas.
Confira o vídeo de melhores momentos do International 500 desse ano, sua 55ª edição:
Assim como a Corrida de Snowmobiles, também existem outros esportes que utilizam o veículo, como: Drag Racing, Vintage Racing e Oval Racing.
Leia também:
Villa La Angostura, um destino diferente para esquiar na Argentina
3 medidas sustentáveis praticadas por resorts de Ski do Hemisfério Sul