Conheça a Vasaloppet, a maior prova de Ski do mundo!

Vasaloppet
Créditos: Divulgação/Worldloppet

Você sabe qual é a maior prova de Ski Cross Country do mundo? É a Vasaloppet, realizada anualmente na Suécia no primeiro domingo de março, e que reúne mais de 10.000 competidores.

Conheça mais sobre a prova de Ski mais antiga do mundo!

História

Em fevereiro de 1922, Anders Pers publicou a ideia da corrida em um jornal local, em Mora, na Suécia. Logo em seguida, dirigentes do IFK Mora, clube local, organizaram um evento teste, que foi muito bem sucedido. Desde então, a corrida tem se consolidado como, inegavelmente, uma das mais icônicas do mundo.

Ernst Alm, de 22 anos, foi o primeiro vencedor da Vasaloppet, e é até hoje o mais jovem a vencer a corrida.

O percurso da prova a prova é de 90km, começando em Sälen e terminando na cidade de Mora. A escolha do percurso se dá em virtude de Gustav I, rei da Suécia e um herói da independência do país, por sua lendária fuga de tropas invasoras dinamarquesas em que ele foi de Mora para Sälen.

Maiores vencedores

O sueco Nils Karlsson é o maior vencedor a Vasaloppet, com 9 títulos no total. Janne Stefansson, com 7 vitórias, ocupa o segundo lugar da lista e empatados na terceira colocação estão Arthur Häggblad e Bengt Hassis, com 4 conquistas cada.

Apesar de serem permitidas a participar desde 1923, as mulheres passaram a ser premiadas apenas em 1997. A maior vencedora entre elas é Sofia Lind, com 4 vitórias.

O tempo médio de realização da prova é de 5h11min38s. Até hoje, o melhor tempo registrado foi do norueguês Tord Asle Gjerdalen, que terminou a prova em 3h28min18s.

Curiosidades

Bem como alguns dos principais atletas da modalidade no mundo, várias celebridades e até reis já participaram da corrida.

Talvez o mais ilustre deles tenha sido Carl XVI Gustav, rei da desde 1973, que já participou da prova em 3 ocasiões. Além disso, seu filho Carl Philip, príncipe da Suécia, e o príncipe Frederik da Dinamarca também já participaram.

O príncipe Carl Philip, da Suécia, participando da Vasaloppet 2019. Divulgação/Site

Desde 1978, a corrida faz parte da Worldloppet Ski Federation, a federação que promove e organiza as provas de longa distância de Ski Cross Country.

Leia também:

5 resorts de neve para crianças de todas as idades

Quanto custa viajar para Valle Nevado?