Conheça a história do Biathlon!

Conheça a história do Biathlon

Conheça a história do Biathlon, o esporte que surgiu como um método de caça na Escandinávia e hoje é um dos principais esportes de neve do mundo!

Conheça a história do Biathlon!

O Biathlon de Inverno é a combinação do Ski Cross Country com o Tiro Esportivo. Neste esporte, o atleta atira em alvos a 50m de distância em duas posições: deitado e em pé. As provas variam entre 10km e 20km para os homens e 7,5km e 15km para as mulheres e apresentam os seguintes formatos: Sprint, Individual, Perseguição, Mass Start e Revezamento.

A modalidade surgiu na região da Escandinávia, mais precisamente na Noruega, com suas primeiras atividades voltadas ao esporte ainda no século XVIII.

Em 1924, a Patrulha Militar, modalidade considerada antecessora do Biathlon, fez sua estreia em Jogos Olímpicos de Inverno. Nas edições de 1928, 1936 e 1948, o esporte esteve presente como modalidade demonstrativa. À época, a Finlândia e a Noruega eram as principais potências da Patrulha Militar.

Em seguida, o esporte se reorganizou e passou a formar parte da  União Internacional de Pentatlo Moderno e Biathlon, já com seu nome atual.

A partir de então, nasce o Biathlon moderno como o conhecemos. Em 1958 é realizada a primeira edição do Campeonato Mundial de Biathlon, na Áustria. Dois anos depois, em 1960, a modalidade faz sua primeira aparição Jogos Olímpicos de Inverno com esse nome.

A primeira entidade criada especificamente para administrar esse esporte foi a IBU – União Internacional de Biathlon, que segue até hoje no comando das atividades da modalidade.

Atualmente, o Biathlon conta com mais de 10 provas fixas em Jogos Olímpicos, somando as femininas (que acontecem desde 1992), masculinas e o revezamento misto (realizado desde 2006).

Além disso, também temos o Para Biathlon, que está presente nos Jogos Paralímpicos de Inverno desde 1988 nas categorias Standing, Sitting e Visually Impaired.

Créditos: OIS/Thomas Lovelock. OIS/IOC

Brasil na modalidade

A CBDN foi oficialmente reconhecida pela IBU no início de 2004 e, desde então, passou então a ser responsável pelo desenvolvimento do Biathlon de Inverno no Brasil. Em 2006, veio a primeira participação em uma prova internacional oficial de Biathlon, com os atletas Leandro Ribela e Buck Kelmerson, em Obertilliach (Áustria). A partir do ano seguinte, a Confederação passou a organizar o Campeonato Brasileiro da modalidade, que hoje soma onze edições.

Em 2012, o Brasil conquistou a classificação pela primeira vez para o Campeonato Mundial da modalidade, feito obtido pela atleta Jaqueline Mourão, que participou das provas de Sprint e Individual nas edição de Ruhpolding (Alemanha), em 2012, e Nove Mesto (República Tcheca).

Jaqueline Mourão também escreveu o capítulo mais importante da história do Biathlon brasileiro até o momento, ao classificar o País para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia), competindo nas provas de Sprint e Individual.

Mais recentecemente, a CBDN realizou um evento teste de Biathlon pela primeira vez no Brasil. O evento foi realizado no dia 12 de novembro de 2023 e faz parte do projeto de desenvolvimento da modalidade no país capitaneada pela instituição visando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026.

Leia também:

Conheça os projetos de desenvolvimento do Ski Cross Country no Brasil