3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski – Campeonato Brasileiro Interclubes acontece em São Carlos nesta semana

De 12 a 16 de outubro acontece a 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski – Campeonato Brasileiro Interclubes, no Parque Ecoesportivo Damha, em São Carlos. Essa será a maior edição do ano e se esperam mais de 60 atletas.

O Circuito, organizado pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, contará com atletas brasileiros, argentinos, chilenos e equatorianos. Com destaque para participações olímpicas e paralímpicas – como Victor Santos, Aline Rocha, Cristian Ribera e Yonathan Fernandez (Chile).

Vale ressaltar que as provas valem pontos no ranking internacional do Ski Cross Country e as disputas incluem as categorias feminina e masculina, no olímpico e no paralímpico. Outra novidade da competição é que, pela primeira vez, ela contará com o apoio do CBC – Comitê Brasileiro de Clubes. 

“Um estudo que divulgamos recentemente mostra que dos 264 atletas brasileiros que subiram ao pódio ao longo dos Jogos Panamericanos deste ano, 77% tiveram sua passagem por algum clube brasileiro. Esse dado vem reforçar ainda mais a importância do trabalho que realizamos com muita seriedade. Os clubes são essenciais para o desenvolvimento do esporte brasileiro e é com o objetivo de apoiar e incentivar esses clubes que realizamos diversos campeonatos ao longo do ano”, conta Jair Alfredo Pereira, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.

A importância do Circuito na corrida internacional do Ski Cross Country

A 3ª etapa do Circuito vem com um incentivo ainda maior para os atletas: o campeonato vale pontos na classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude (YOG) de Lausanne, em 2020. Os atletas que disputam as vagas brasileiras no Ski Cross Country são Manex Silva, Rhaick Bomfim, Eduarda Ribera e Taynara Silva.

Outro ponto importante da edição é que, junto ao Circuito, será realizado o Campeonato Brasileiro de Cross Country Sub 16. A competição é uma alternativa às disputas na neve e dá chances aos atletas mais novos conquistarem pontos válidos no ranking internacional na modalidade.

Circuito de Para Rollerski: evolução do esporte paralímpico

No paralímpico, cerca de 17 atletas estarão nas disputas das provas de Sprint e Distance em São Carlos. Além da briga pelo pódio no Circuito, a competição será importante na conquista de vagas para as próximas Copas do Mundo de Para Ski Cross Country. Ambas ocorrem na Alemanha, no início de 2020.

De acordo com Gustavo Haidar, Supervisor do Esporte Paralímpico na CBDN, trata-se de uma importante etapa para o desenvolvimento da modalidade no país. “Será uma etapa muito importante, pois não apenas integrará o critério de seleção para as Copas do Mundo, como também será importante ver a evolução dos atletas após o período de treinamentos e a competição internacional que aconteceu em Ushuaia no meio deste ano”.

Confira a programação:

  • 13/10 – Sprint Clássico
  • 14/10 – Sprint Freestyle + Sprint Paralímpico
  • 15/10 – Distance Freestyle + Distance Paralímpico
  • 16/10 – Perseguição