CBDN realiza I Curso de Gestão e Organização de Eventos de Inverno

CBDN realiza I Curso de Gestão e Organização de Eventos de Inverno

Em parceria com a UFSCar, estudantes de educação física receberam capacitação na gestão de eventos de inverno visando a organização de etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski

 

Após início bem sucedido da parceria entre a Confederação Brasileira de Desportos na Neve e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com a realização de vivência e palestras sobre as modalidades olímpicas e paralímpicas de neve no último dia 19, as duas organizações intensificaram a relação com novo evento. No último sábado (01), organizaram o I Curso de Gestão e Organização de Eventos de Inverno.

A atividade conduzida por Caio Freixeda, Gestor Técnico da CBDN para o Cross Country e o Biathlon de Inverno, contou com a participação de 40 pessoas, sendo mais de 25 alunos da UFSCar, e envolveu um panorama geral dos esportes de inverno, aspectos teórico-práticos, noções gerais sobre organização de eventos, regras e arbitragem das modalidades.

O objetivo do evento foi a disseminação do conhecimento e de experiências adquiridas com os eventos organizados pela Confederação nos últimos anos, buscando dessa forma a capacitação de novos profissionais para suportar e atuar no planejamento, gestão e execução desses eventos, especialmente o Circuito Brasileiro de Rollerski.

Como sequência do curso, os alunos terão a oportunidade de atuar na prática durante as provas da 2ª Etapa do Circuito, a serem realizadas em São Carlos nos próximos dias 12 e 13.

“A ideia da CBDN é criar um grupo de profissionais para compor o comitê de organização das provas do Circuito de Rollerski. O evento cresceu de porte e nível, e para dar continuidade nesta evolução faz-se necessária a formação de novas pessoas e a criação deste comitê”, pontuou Caio Freixeda.

O circuito conta hoje com quatro etapas anuais, sendo cada uma composta por dois a três dias de competições olímpicas e paralímpicas, incluindo uma etapa válida pela FIS – Federação Internacional de Ski que conta pontos para o ranking internacional de Cross Country. Em 2016, mais de 70 atletas participaram de ao menos uma competição do circuito.

Final de semana de capacitação 

Ainda durante o final de semana, a CBDN reuniu em São Carlos 15 profissionais que vêm atuando nas atividades dos núcleos de Cross Country e Biathlon de São Paulo e Jundiaí para vivências e discussões teórico-praticas visando a continuidade da capacitação destes profissionais.

A programação incluiu diferentes reuniões para atualização do planejamento, estratégias e metas de curto, médio e longo prazo para estes núcleos, além de sessões práticas de Rollerski, Mini-Atletismo e preparação de skis.

“Com o crescimento das atividades nos núcleos de Cross Country de São Paulo e Jundiaí, percebemos a necessidade de reunir os profissionais envolvidos para dar sequência na capacitação deles, visando suportar os nossos atletas com a qualidade desejada”, encerrou o treinador da equipe de Cross Country Leandro Ribela.