Após palestra sobre modalidades olímpicas e paralímpicas de neve, CBDN organiza curso em parceria com a UFSCar

Após palestra sobre modalidades olímpicas e paralímpicas de neve, CBDN organiza curso em parceria com a UFSCar

Estudantes de educação física e esporte de universidades paulistas receberam a visita de atletas e staff da entidade em junho

 

Das pistas para dentro das universidades. Do ponto de vista acadêmico, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve teve agenda cheia ao longo do mês de junho. Na última segunda (19), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), parte da equipe técnica, incluindo o treinador de Cross Country Leandro Ribela, atletas e paratletas conduziram vivência e palestra sobre as modalidades olímpicas e paralímpicas de neve. O evento integrou a disciplina “Atividade física e Esporte Adaptado”, ministrada pela Professora Dra. Mey Van Munster, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar.

A ação foi a primeira coordenada de um cronograma proposto para os estudantes de educação física e esporte da universidade, que se situa na mesma cidade do Parque EcoEsportivo Damha, Centro de Treinamento oficial para as modalidades de Cross Country e Biathlon. No próximo dia 01 de julho, a CBDN, representada pelo gestor das modalidades de Cross Country e Biathlon Caio Freixeda, ministra o curso de Gestão e Organização de Eventos de Inverno, que trará um panorama geral dos esportes de inverno, noções gerais sobre organização de eventos, regras e arbitragem das modalidades, sobretudo aplicado às provas de Rollerski organizadas pelo confederação. Gratuito, será aberto a todos os interessados e terá certificado.

“O principal intuito do workshop é inserir os estudantes no contexto da organização das provas de Cross Country, especialmente do Circuito Brasileiro de Rollerski, oferecendo um panorama de como funciona o evento, as principais funções e tarefas. O objetivo é gerar oportunidades para que esses participantes já se engajem na prática à organização das próximas etapas da competição”, pontuou Caio Freixeda.

Agenda cheia nas universidades

Além da visita ao campus da UFSCar, o mês de junho contou com atividades em outras duas grandes universidades do estado de São Paulo. No dia 02, a atleta de Cross Country Bruna Moura e o treinador da equipe Leandro Ribela apresentaram na prática o rollerski aos estudantes da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP). No dia 07, foi a vez do Centro Universitário SENAC também receber a CBDN.

“O mês de junho foi especial para a CBDN pela possibilidade que tivemos de apresentar nosso trabalho e os objetivos futuros. Estivemos em universidades renomadas e pudemos falar sobre o nosso desenvolimento tanto no esporte olímpico quanto paralímpico, sobretudo na UFSCar. Essa abertura é importante pois vemos na formação de recursos humanos um dos fatores críticos de sucesso a longo prazo, além de abrir portas na área de pesquisa e organização futura de eventos”, encerrou o treinador da equipe de Cross Country Leandro Ribela.

Serviço
Curso de Gestão e Organização de Eventos de Inverno
Local:
Auditório 2 da Biblioteca Comunitária (BCo), área Norte do Campus São Carlos, na Universidade Federal de São Carlos – São Carlos – SP.
Horário: 09:00
Realização: Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar
Mais informações: e-mail mey@ufscar.br