Aline Rocha é a vencedora do Prêmio Paralímpicos 2017 nos Esportes de Neve

Aline Rocha é a vencedora do Prêmio Paralímpicos 2017 nos Esportes de Neve

Assim como boa parte das equipes nacionais, a atleta também está no hemisfério norte para realizar treinamentos e maratona de competições

 

Na última terça (05), aconteceu na Sala São Paulo, em São Paulo (SP), a cerimônia do Prêmio Paralímpicos de 2017, que coroa os principais nomes das modalidades paralímpicas brasileiras ao longo do ano. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento teve Aline Rocha, do Para Cross Country, como a melhor atleta dos esportes de neve.

A milhares de quilômetros de distância, devido aos treinamentos realizados em Canmore (Canadá), sede da primeira etapa da Copa do Mundo de Para Cross Country, Aline Rocha teve motivos para comemorar e se inspirar para o resto da temporada: foi eleita a atleta do ano dos esportes de neve, superando seus companheiros de equipe nacional Fernando Aranha e Thomaz Moraes.

“Estou muito feliz por ter sido premiada exatamente quando completo apenas um ano de esportes de inverno. Por outro lado, sinto que o Prêmio Paralímpicos, o mais importante do Brasil no que se refere aos esportes paralímpicos, não é apenas o reconhecimento pelo desempenho na modalidade, mas sim uma responsabilidade para dar conta das expectativas que são criadas com os atletas premiados. Não pude estar presente para receber o prêmio, mas o motivo é nobre, participarei da Copa do Mundo de Para Cross Country, onde preciso atingir o índice técnico para representar o Brasil em PyeongChang. Estou aqui para fazer o meu melhor e ir o mais longe que posso fazer. Conto com a torcida de todos e que o resultado seja o melhor possível”, comentou Aline Rocha.

Aline Rocha, que já representou o Brasil na Corrida em Cadeira de Rodas durante a Rio 2016, pode ser a primeira mulher do país a garantir classificação para uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno.

Paulo Santos brilha em Bogotá

Pela primeira vez na história, a Colômbia organizou competições relativas aos esportes de neve. Ao sediar provas de rollerski, o país sul-americano recebeu competidores de países como Portugal, Brasil, Tonga e Chile. Paulo Santos representou o Brasil e conquistou quatro pódios em quatro provas, sendo dois ouros em corridas de 10km e 2,5km Mass Start estilo clássico, e duas pratas em provas de 10km e 2,5km Mass Start estilo livre.

Copa do Mundo de Para Snowboard

Em Pyha (Finlândia), André Cintra disputou novas duas provas do circuito da Copa do Mundo de Para Snowboard e conquistou mais 160 pontos IPC na corrida pela vaga para PyeongChang. Na sexta, disputou prova de Snowboard Cross e finalizou na 15ª colocação, após enfrentar e perder para Mike Schultz – que seria o grande vencedor do dia – nas oitavas de final.

Ski Cross Country nos Estados Unidos e Itália

Jaqueline Mourão voltou às pistas em Rendezvous Ski Trails (EUA) para duas provas, um Sprint e um 10km estilo clássico no último fim de semana. Enquanto a esquiadora obteve importantes 198.68 pontos FIS com boa 23ª colocação na qualificatória do Sprint, na Europa, em Santa Caterina Valfurva (Itália), outros atletas da equipe nacional largaram. Destaque para Matheus Vasconcellos, que em prova Júnior de 10km estilo livre alcançou grande resultado no sábado, com 200.76 pontos FIS. Lucas Lima e Mirlene Picin, que também disputaram provas Júnior e Adulta de 10km estilo livre, respectivamente, somaram 242.08 e 250.36 pontos FIS.

Isabella Springer conquista bom resultado na Itália

Na última segunda e nesta terça, quem também passou por Santa Caterina Valfurva (Itália) foi Isabella Springer, jovem atleta que busca classificação no Ski Alpino para os Jogos Olímpicos. Em provas de Slalom Gigante, a esquiadora alcançou as marcas de 175.67 e 195.05 pontos FIS. Para se tornar elegível à vaga, ela precisa obter uma média de 140 pontos em cinco resultados.