Por conta das mudanças climáticas cada vez mais evidentes, as estações de Ski estão tendo de adotar medidas sustentáveis. Com a temporada austral de inverno começando, o Brasil na Neve separou 3 medidas sustentáveis praticadas por resorts Ski do Hemisfério Sul neste ano. Confira!

Reutilização de energia

O principal método utilizado pelos resorts de Ski para garantir uma operação mais sustentável é a reutilização de energia. Nas estações de Ski da Oceania, como em Thredbo, na Austrália, e Coronet Peak, na Nova Zelândia, essa prática já é comum há alguns anos.

Em Threbdo, localizado na costa leste do país dos cangurus, o sistema de aquecimento do resort é praticamente todo de energia renovável. Para abastecer o aquecimento das piscinas e também dos hotéis da estação de Ski, é utilizada a força dos pumps das máquinas de fazer neve.

Por outro lado, em Coronet Park o caminho é inverso. O abastecimento das máquinas de fazer neve é feito por água reciclada dos reservatórios localizados em partes mais altas da montanha. Atualmente, 95% da energia das máquinas provêm da água desses reservatórios.

Preservação ambiental e reflorestamento

Outra das medidas sustentáveis mais utilizadas Hemisfério Sul é a preservação ambiental aliada ao reflorestamento.

Na Nova Zelândia, a empresa NZSki trabalha ativamente para reflorestar áreas desmatadas para a construção de pistas. Administrando grandes resorts como o já citado Coronet Peaks e outros, a NZSki planeja replantar mais de 8.000 espécies nativas em seus resorts.

Ainda na região, o resort de Thredbo tem uma iniciativa muito interessante. Nela, o esquiador pode “comprar” uma árvore para ser plantada por 4 dólares a mais que o preço do seu Lift Ski.

Venda de créditos de carbono

Por último, mas não menos importante, existe a alternativa da venda de créditos de carbono.

Essa é uma iniciativa inovadora promovida pelo resort argentino recém inaugurado de Lago Hermoso. Localizado no coração da Patagônia Argentina, o novo resort de Ski oferece para empresas a possibilidade de compra de créditos de carbono.

Por estar no meio de um parque nacional, a estação de Ski possui muita mata e vegetação nativa. Dessa maneira, os sócios do empreendimento decidiram abrir a venda de créditos de carbono para empresas.

A principal modalidade seriam as “Ilhas de Reflorestamento”, onde as empresas teriam a oportunidade de ativamente ajudar na replantação e manutenção do meio ambiente local.

Leia também:

Você conhece a Caminhada Nórdica?

O impacto dos projetos sociais na Sustentabilidade