História

O histórico dos esportes de neve no Brasil têm como ponto de partida a década de 60, com a criação do Clube Alpino Paulista (CAP). Essa história também se confunde com a de Domingos Giobbi, que, com seu pioneirismo, criou o embrião do que hoje é a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), ao chefiar a delegação nacional na primeira participação no Campeonato Mundial de Ski Alpino de 1966, em Portillo (Chile).

Confira o Memorial Domingos Giobbi aqui!

No ano seguinte, com os esforços de Giobbi, o CAP foi aceito pelo Conselho da Federação Internacional de Ski (FIS) como Temporary Member, passando a representar a nação junto ao órgão e organizando as missões brasileiras para os Campeonatos Mundiais.

Foi em 1989 que o CAP se junto ou Clube de Ski de São Paulo (CSSP) e o Clube Paranaense de Ski (CPS) para fundar a Associação Brasileira de Ski, que teve seu estatuto aprovado pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) e filiou-se ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a à FIS, passando a administrar o Ski Alpino no Brasil.

Durante o 39º Congresso Internacional de Ski, realizado no Rio de Janeiro, em 1994, a FIS aprovou o Snowboard como modalidade oficial. A ABS, que passou a representar o esporte no país, logo iniciou o desenvolvimento do Snowboard brasileiro. Já em 1995, realizou-se a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Snowboard, em Valle Nevado (Chile). A importância adquirida pela modalidade causou a adoção de um novo nome em 1999: a ABS passava a se chamar Associação Brasileira de Ski e Snowboard (ABSS).

O nome Confederação Brasileira de Desportos na Neve foi adotado em 2003, seguindo determinação do COB. A entidade também passou a administrar todas as modalidades de neve no País.

Em 2004, a CBDN se filiou à IBU – International Biathlon Union, passando a ser responsável também pelo desenvolvimento do Biathlon de Inverno e mais recentemente, em 2017, a CBDN passou a representar o Brasil no Ski de Montanhismo, ao se filiar a ISMF – International Ski Mountaineering Federation.

Na gestão de Stefano Arnhold diversas inovações e novos esportes foram introduzidos no Brasil, além do Biathlon e do Ski de Montanhismo, o Ski Freestyle, o Freeski, o Ski Cross Country e os esportes Paralímpicos de Neve começaram durante sua administração.

As modalidades Paralímpicas de Neve tiveram início em 2012 após uma reunião com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) selou-se uma parceria para a cogestão dos esportes paralímpicos de neve sendo o objetivo a classificação para os Jogos Paralímpicos de Sochi 2014 com pelo menos um atleta.

Atualmente, oito modalidades, Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon, Ski Freestyle (e Freeski), Ski de Montanhismo, Para Snowboard e Para Cross Country, são desenvolvidas pela CBDN, com destaque em níveis continental e internacional.