Snowboard para iniciantes: tudo o que você precisa saber

Créditos: Michael Browk/Unsplash

Veja quais roupas usar, que prancha escolher, como cair e levantar da neve e mais

Vai praticar snowboard pela primeira vez ou ainda está no começo da vida dentro do esporte de neve? Então é importante considerar algumas dicas para aproveitar ao máximo, sem surpresas ou imprevistos. Por isso, o treinador de Para Snowboard Cross (paralímpico), Lucas Rezende, deu alguns toques. Confira:

Aprendendo sobre snowboard 

Roupas

“Usar camadas que você possa retirar e adicionar de acordo com a temperatura é o ideal”, aconselha Lucas. Uma camiseta, um moletom ou jaqueta leve e jaqueta pesada são as indicações.

No começo, também é importante uma calça que tenha a maior impermeabilidade possível. Algo com 20.000 mm de impermeabilidade ajuda muito.

Além disso, proteções também são recomendadas, principalmente de quadril. Além de funcionarem como uma camada a mais, elas ajudam na impermeabilidade das calças.

Prancha 

Para quem vai comprar ou mesmo na hora de alugar, a prancha mais indicada para um iniciante é a mole, rocker, bem afiada e encerada. Ela deve ter um tamanho menor (entre a altura do ombro e do queixo). 

Isso porque “essas pranchas são mais fáceis de utilizar e de aprender a girar”, explica o treinador.

Qual lado escolher

Uma dúvida que pode surgir também é em relação a que pé escolher para ficar na frente. Segundo o especialista, o lado que a pessoa se sentir mais confortável é o melhor. “Não tem regra. Lembrando que o pé dominante no snowboard é o pé da frente”, aponta.

Postura

A postura também é algo muito importante. A indicada é a postura atlética, com joelhos e tornozelos levemente dobrados, linha dos ombros paralelos a prancha e a cabeça girada olhando para onde se quer ir.

Entrar e sair do teleférico

Entrar e sair do teleférico não algo muito fácil no começo. Mas não muito segredo. Para entrar, é simplesmente se dirigir até a posição de carga e se sentar. Agora para sair tem uma macete: colocar a prancha reta na neve e levantar-se com o pé de trás na prancha. 

O mais importante, que a maior parte dos iniciantes se esquece, é a parte de ficar de pé. Quanto mais rápido você esquecer que existe um assento atrás de você, maior sua chance de conseguir sair do teleférico sem cair.

Cair e levantar da neve

Pode parecer difícil, mas, de acordo com o treinador Lucas, é importante evitar cair e colocar as mãos na neve, pois grande parte dos acidentes são punhos quebrados devido a esse tipo de queda.

Porém, cair com alguma outra parte também pode machucar também e pode ser mais grave do que os punhos. O que faz diferença é manter em mente que Oo músculos servem como armadura do corpo.

Portanto, onde houver mais músculos, haverá menor chance de machucar (como os glúteos, por exemplo). O ideal é sempre usar proteções (uma joelheira tira 99% dos traumas nas quedas de joelho.).

Além disso, deve-se sempre tentar cair para o lado da subida e não para a descida (menor queda = menos trauma). E a melhor maneira de levantar no snowboard é estando de barriga para baixo.

“Caso esteja de barriga para cima, deite-se, dobre uma perna e estique a outra, e vire-se sobre a perna esticada. Uma vez de barriga para baixo, ajoelhe-se e depois levante-se na sua ponta do pé”, explica.

Se não tiver aprendido a fazer as curvas ainda, vai ter de se levantar no calcanhar. Ai a melhor maneira é, de barriga para cima, aproximar a prancha dos glúteos o máximo possível, agarrar com uma mão o centro da prancha no canto das pontas dos pés, e empurrar a subida com a outra mão enquanto estende as pernas.