Saiba mais sobre os Mundiais de esportes na neve de 2023

Mundiais esportes neve 2023
Foto: Kimmo Pukkila

Os primeiros meses de 2023 serão marcados pelos Mundiais de diferentes modalidades de esportes na neve. Estas são as competições mais importantes de cada esporte (com exceção aos Jogos Olímpicos de Inverno) e acontecem a cada dois anos.

Neste ano, a expectativa é muito grande para o recebimento de torcedores do mundo inteiro nas competições mais importantes do ano para cada modalidade, uma vez que em 2021, por conta da pandemia, os campeonatos aconteceram com público parcial ou até sem presença de torcida.

O Brasil na Neve traz um guia com as principais atrações dos Campeonatos Mundiais de esportes na neve em 2023.

Campeonato Mundial FIS de Ski Alpino

O Mundial de Ski Alpino começou no dia 6 de fevereiro e irá até o próximo dia 19. A competição está sendo realizada nos resorts de Courchevel e Méribel, nos Alpes franceses.

Neste ano o Brasil contará com Christopher Holm (Giant Slalom – 17/02 e Slalom – 19/02), Lorenzo Caputi e Valentino Caputi (Slalom – 19/02). As provas serão transmitidas pelo Star+.

Na edição 2021 do Mundial de Ski Alpino em Cortina d’Ampezzo, Itália, o Brasil foi representado por 3 atletas: Christopher Holm, Michel Macedo e Valentino Caputi.

Campeonato Mundial IBU de Biathlon

O Mundial IBU de Biathlon teve seu início no dia 8 de fevereiro e se estenderá até o dia 19.

Na última edição do Mundial em 2021, a Noruega obteve o maior número de medalhas entre os países participantes. Foram 7 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze, somando um total de 14 medalhas. O Brasil não enviou representantes para essa edição do Mundial.

Mundiais FIS de Ski Freestyle e Snowboard

Desde 2015, os mundiais de ambas modalidades são organizados de maneira conjunta, compartilhando datas e sedes.

Em 2023, as competições serão realizadas no resort de Bakuriani, na Geórgia, a cerca de 160km da capital Tiblíssi. As competições estão marcadas entre os dias 19 de fevereiro e 5 de março de 2023.

A edição de 2021, devido à pandemia, foi dividida em 4 países diferentes: Cazaquistão, Eslovênia, Estados Unidos e Suécia, cada um realizando um conjunto de provas.

O Brasil foi representado em Aspen, nos EUA, com a participação de Augustinho Teixeira nas disciplinas Big Air, Halpipe e Slopestyle do Snowboard. O jovem atleta inclusive ficou entre os 30 melhores no Halfpipe.

Também tivemos Noah Betonico representando o Brasil em Idre Fjäll, na Suécia, na prova de Snowboard Cross.

O Brasil terá os irmãos Noah e Zion Bethonico competindo em Bakuriani nas provas de Snowboard Cross (SBX) em 2023.

Mundial FIS de Ski Nórdico

Mundial FIS de Ski Nórdico contempla 3 modalidades: Ski Cross Country, Ski Jumping e Combinado Nórdico. A competição acontecerá na Eslovênia, no vale de Planica no noroeste do país entre os dias 21 de fevereiro e 5 de março.

Em 2021, o Mundial foi realizado em Oberstdorf, na Alemanha. O Brasil enviou uma grande delegação com sete atletas: Bruna Moura, Jaqueline Mourão, Mirlene Picin, Manex Silva, Matheus Vasconcellos, Steve Hiestand e Victor Santos.

A delegação brasileira bateu recordes e conquistou resultados importantíssimos na Alemanha como o maior número de starts e provas de atletas brasileiros em Mundiais de Ski Cross Country.

Em 2023, a delegação brasileira será composta por: Bruna Moura, Eduarda Ribera, Jaqueline Mourão, Manex Silva, Mirlene Picine e Victor Santos.

Mundiais esportes neve 2023