Algumas experiências na neve só podem ser vividas nos maiores ski resorts do mundo: desde alojamentos completos, com serviços bons, teleféricos rápidos, terrenos ilimitados, ou seja, uma infraestrutura mais do que completa. Mas você sabe onde estão esses lendários gigantes?
Tudo depende também dos aspectos que serão considerados. Se é com base na área esquiável ou no comprimento da pista de esqui. Se viagem de ônibus, as áreas privadas, áreas adjacentes fazem parte da conta ou não, por exemplo.
Ou então, se a parte privada do Yellowstone Mountain Club até o Big Sky forem vinculadas, a área total combinada eleva o Big Sky a um dos maiores resorts dos Estados Unidos. Mas aqui, o top 10 é das maiores áreas de esqui, de acordo com as estatísticas de montanha relatadas pelos próprios resorts:
Top 10 maiores ski resorts do mundo
10. Park City, Estados Unidos
São 340 pistas, 41 teleféricos, média de 9 metros de neve, 17 picos e é considerada a maior área dos EUA. Além disso, é indicado tanto para iniciantes e crianças quanto para os viciados em aventura e já mais experientes. Também possui sistema de ônibus gratuito pela cidade, opções de bares, cervejas artesanais e conveniência completa, ainda que com um preço mais alto.
9. Whistler Blackcomb, Canadá
Com 37 teleféricos, mais de 200 pistas, média de neve de 11 metros, com encostas íngremes, é o maior resort da América do norte. Ainda oferece quase todos os tipos de serviço, mas também tem custo alto.
8. Val d’Isere-Tignes, França
Tem 159 pistas, 75 teleféricos e 60% das encostas ficam com cobertura de neve o ano todo. Os esquiadores intermediários têm a chance de experimentar o esqui glacial de alta altitude, enquanto os mais avançados podem ir para a descida olímpica de 1992, La Face. A arquitetura local é histórica, com chalés originais e uma torre do relógio do século XI. Além disso, é famoso pelos fondues.
7. Arlberg Ski Area, Áustria
São 305 km de pistas, 88 teleféricos, queda de neve anual média de cerca de 9 metros e é a maior área de esqui da Áustria. Oferece um cenário de país das maravilhas, com áreas para iniciantes e intermediárias, bem como rotas fora de pista que podem ser exploradas com um guia. Possui ainda ambientes agitados para entretenimento e também mais tranquilos e familiares.
6. Matterhorn Ski Paradise, Suíça/Itália
Com 360 km e 145 pistas, 52 teleféricos, é indicada para todos os níveis. Tem um cenário espetacular de montanhas e é considerada a área de esportes de inverno mais alta dos Alpes. Além das condições de neve garantidas e esqui e snowboard 365 dias por ano, combina hospitalidade suíça combinada com o estilo de vida italiano.
5. Via Lattea (Milky Way), Itália/França
Tem 70 teleféricos, 249 pistas e um croissant matinal na França e um expresso ao meio-dia na Itália na Via Lattea, que abrange oito vilas nos Alpes italianos e franceses. É grande, então precisa de tempo para aproveitar tudo.
4. Les 4 Vallées, Suíça
São 410 km de pistas, 93 teleféricos e a maior área de esqui da Suíça. Oferece infraestrutura para iniciantes e tende a atrair multidões de famílias. Mas também possui áreas desafiadoras para os mais experientes.
3. Paradiski, França
Com 264 pistas, 164 teleféricos são três resorts num só. Les Arcs, Peisey Vallandry e La Plagne – estão ligados pelo maior teleférico do mundo, o Vanoise Express, de dois andares, para formar a Paradiski.
2. Sella Ronda, Itália
Tem 500 km de pistas, 4 vales de esqui, 222 teleféricos, além da encosta mais íngreme de toda a área, hospedando duas corridas da Copa do Mundo a cada ano, e fica bem no meio das Dolomitas. A experiência de Sella Ronda é muito mais elogiada pela jornada em si e pelas cidades italianas pelas quais você vai passar do que pela exploração fora de pista ou terreno difícil.
1. Les 3 Vallées, França
São 600 km de pistas, 166 teleféricos e 328 pistas. É composto também por três resorts nos Alpes do norte da França – Val Thorens (o resort mais alto da Europa), Courchevel e Méribel-Mottaret. É cercado por uma arquitetura em estilo chalé em 50 vilarejos nas montanhas, que variam de resorts com tudo incluído a pitorescas aldeias agrícolas.