Fotos de neve e na neve: 18 dicas para tirar as melhores com o celular

Aprenda os macetes para conseguir as fotografias nas montanhas de neve

Créditos: Asoggetti/Unsplash

Tirar foto de neve ou no frio boas já não é fácil, agora imagina fotos de esportes na neve? Mas não é preciso ser fotógrafo especialista e nem ter uma câmera profissional. Até porque, não é muito prático levar uma dessas para as estações de esqui. 

Para isso, basta um celular e uns truques na manga. Conhecer os recursos do seu aparelho é essencial também. Assim, é possível conseguir os melhores ângulos, a melhor luz e os melhores cliques. Veja como fazer:

18 dicas para tirar fotos de neve

Foco do olhar

Se você for tirar a foto para alguém ou vice e versa, certifique-se de combinar para onde olhar na hora da foto. Atirar bolas de neve é ​​uma maneira de indicar o ponto exato. Cores brilhantes e sólidas também ajuda a se destacar no fundo branco da neve. 

Fotos em movimento

Procure ressaltar os movimentos na hora em que os tiver fazendo, principalmente nas curvas maiores, mais abertas, e nos saltos, se encolhendo bastante antes de executá-los. Boas fotos contam uma história, então tente tirar foto de todo o caminho realizado. Por exemplo, se é um salto, não corte o pouso nem a saída. 

foto em movimento na neve
Créditos: Patrick T Kindt/Unsplash

Imagens estáticas

Para tirar fotos dando um “close-up” quando a pessoa não está se movendo, ligue o flash para não ficar muito escuro, devido ao claro da neve. 

Zoom da câmera

Tente não usar o zoom do seu telefone ao tirar fotos, pois as câmeras dos smartphones usam zoom digital em vez de zoom óptico, o que significa que muita resolução e detalhes serão perdidos quanto maior for o zoom. Em vez disso, aproxime-se o máximo possível. “Polvilhar” um pouco de neve na frente do seu telefone também pode adicionar alguns detalhes divertidos à imagem.

Imagens de paisagem

Coloque o telefone no modo panorama para capturar a cena inteira. 

Fotos embaçadas ou tremida

Para garantir que as fotos não fiquem desfocadas, use o modo de foto ao vivo ou o modo burst (na maioria dos telefones, mantenha o botão da câmera pressionado e uma sequência de fotos será tirada). Isso vai garantir que pelo menos um dos disparos vai ficar bom. Apoiar o telefone também pode ser uma saída.

Treino de foto 

Mais prática com a câmera do telefone vai ajudar a se acostumar com a rapidez e com o foco automático.

Foco automático

Uma vez que pode haver árvores e outros objetos na foto, também é uma boa ideia definir manualmente seu foco apenas tocando na tela para que seu telefone saiba onde o ele deve estar. 

Configurações da câmera

Créditos: Mads Schmidt Rasmussen/Unsplash

Ajuste a exposição porque o brilho da neve faz com que o telefone escureça toda a imagem. Isso pode fazer com que o foco fique muito escuro e difícil de ver. Por isso, é realmente melhor deslizar a exposição para tornar a foto um pouco mais clara. E então, você pode diminuir a exposição na pós-edição sem perder os detalhes.

Iluminação da foto de neve

Geralmente, filmar no início da manhã ou no final da tarde é muito mais fácil porque a luz do sol fica mais suave. Em dias muito ensolarados, opte por espaços abertos e linhas íngremes, pois o sol, o céu e as sombras fornecerão um bom contraste e as roupas brilhantes irão sobressair. 

Se estiver mais nublado, então as árvores são sua melhor aposta, porque a sombra quebra o céu e a neve. Por mais estranho que possa parecer, um dia frio e com vento também pode ser uma ótima opção para fotos divertidas pelos efeitos que causam na neve.

Plano de fundo

Fornecer profundidade nas fotos de neve também a torna mais interessante. Isso significa colocar objetos (pense em árvores, arbustos, pedras e outros recursos naturais) no plano de fundo, no primeiro plano e no plano médio. Mas lembre de fazer com que a pessoa seja o único foco da camada da foto. O que está atrás e ao redor da pessoa deve estar o mais longe possível. Vestir cores brilhantes também ajuda.

Créditos: Karsten-winegeartm/Unsplash

Regra dos terços

A ideia é dividir a imagem em terços horizontal e vertical e, em seguida, colocar os pontos de foco onde as linhas se cruzam. Alinhar o horizonte ou a borda do declive com uma das linhas também pode fornecer um bom equilíbrio em sua foto.

Linhas principais

Tente encontrar qualquer tipo de linha em sua imagem – galhos de árvore, pontos claros ou escuros que formem linhas, sombras, rochas, o formato da montanha ou qualquer outra coisa. E, em seguida, alinhe o máximo possível para apontar para o seu objeto. Parece difícil, mas existem mais linhas na natureza do que você imagina. Mudar seu ângulo ou posição para fazer as linhas apontarem em direção ao seu assunto ajuda a orientar o olhar do observador para o que você deseja que eles vejam.

Ângulos

Para mostrar a inclinação de uma linha, tire foto estando abaixo do esquiador em um ângulo de 45º. Sempre tire mais de uma foto e experimente vários ângulos diferentes. Lembre que você sempre pode excluir as fotos mais tarde. Brincar com sua posição, ângulo e foco pode resultar em ótimas fotos, então tente chegar bem perto de um galho de árvore ou tirar fotos do chão. 

inclinação de foto de neve
Créditos: Caspar Camille Rubin/Unsplash

Segurança nas fotos

Não fotografe em áreas movimentadas das montanhas ou em lugares onde as pessoas não possam vê-lo de cima (ser derrubado por um estranho definitivamente estragará sua foto).

Roupas

Vista-se mais quente do que se estivesse apenas saindo em um dia normal. Isso porque a permanência e a preparação envolvida na obtenção de uma ótima foto farão você congelar rapidamente.

Umidade no celular

Tenha cuidado para não permitir a formação de umidade no telefone ao entrar em um local mais quente. Mantê-lo em um bolso interno ajudará a não ficar muito frio (e economizará bateria) quando você estiver ao ar livre. Aqueça-o lentamente, se possível, para reduzir o risco de danos causados ​​pela água. Você também pode colocar o telefone em um saco plástico.

Equipamento extra

Bateria portátil pode ser uma grande ajuda se você vai tirar muitas fotos, especialmente porque o tempo frio vai esgotar a bateria do seu smartphone significativamente mais rápido. Além disso, luvas internas que são sensíveis ao toque também são essenciais para que suas mãos não congelem quando você precisar tirá-las para fazer a foto.

Finalmente, um acessório que não é tão necessário, mas pode ser uma ferramenta divertida, é um tripé portátil “flexível”. Eles são ótimos para anexar a galhos de árvores e qualquer outra coisa para que você possa tirar fotos em grupo ou filmar a si mesmo, especialmente se você tiver um controle remoto que pode pressionar para que seu telefone tire uma foto.