Fim de temporada no hemisfério norte: os fatos mais marcantes após o inverno na América do Norte e Europa

fechamento da temporada

Com o fim da temporada de neve no hemisfério norte próximo, reunimos alguns dos principais acontecimentos que marcaram a memória dos turistas, além das datas de fechamento da maioria dos principais resorts da América do Norte e Europa.    

O primeiro pensamento que vem à cabeça quando estamos em abril é se ainda dá tempo de aproveitar mais um pouco a neve (a não ser que você viva metade do ano no hemisfério norte e a outra metade no hemisfério sul). A boa notícia é que, sim, ainda há tempo! (mas só em alguns lugares =/). Fizemos uma lista para te lembrar da data de fechamento divulgada pelos principais resorts.

América do Norte


fechamento resorts américa do norte

Europa

 

fechamento principais estações europa

 

O tempo é curto, mas aos amantes da neve restam algumas opções. Apesar da maioria fechar em abril, até o fim do mês e mesmo em maio, o turista encontra boas opções na França e Itália. Val Thorens e Tignes nos Alpes Franceses e Cervinia do lado italiano são boas dicas.

Boa parte desses resorts estão abertos desde novembro. Desde então, muito aconteceu ao longo dos últimos seis meses, por exemplo festas, festivais organizados pelos próprios resorts, eventos esportivos e nevascas inesperadas. Relembre alguns dos principais fatos marcantes dessa temporada.

Jogos Olímpicos e Paralímpicos

O maior evento multiesportivo do mundo foi realizado neste ano em solo sul-coreano. Com belas paisagens, muita neve artificial e seis representantes dos esportes de neve brasileiros competindo em três esportes diferentes. Além do amplo domínio da Noruega no evento, ficou em destaque também a participação conjunta das Coréias em alguns eventos olimpicos.

Festival Snowboxx

A primeira edição do Snowboxx ocorreu há três anos. Este festival está se tornando cada vez “mais importante e impressionante”, segundo uma revisão do jornal Independent do Reino Unido. O festival consegue alinhar a neve, música e festa de um jeito perfeito durante uma semana. Esse ano o festival aconteceu entre os dias 17 e 24 de Março, e contou com um dos grandes DJs do mundo, Fatboy Slim.

Muita neve ou pouca neve

Nesta temporada alguns lugares tiveram tanta neve que foi difícil lidar com a situação. A quantidade era tão grande em Zermatt, Suíça, que estradas e trens foram fechados por risco de avalanches, e muitos esquiadores e riders ficaram presos na vila por três dias.

Enquanto alguns lugares tinham neve demais, outros sofreram e tiveram que fabricar neve durante a temporada, por exemplo duas das principais regiões de neve dos Estados Unidos: Colorado e Utah, em dezembro e janeiro.

A situação estava pior do que do último inverno, que já havia sido ruim. A maioria dos resorts teve de fechar alguns lifts. Copper Mountain, com um total de 25 lifts, em dezembro abriu apenas 15 deles. O mesmo aconteceu em Telluride e Vail, que estavam usando pelo menos dez lifts a menos do que têm devido à falta de neve, o que levou Vail a sofrer uma queda no número de visitas em janeiro por conta das más condições, segundo o jornal The Salt LakeTribune.

Ainda dá tempo?

E se você estiver na Europa e quiser esquiar ou praticar snowboard, as condições da neve estão tão boas agora, na primavera, quanto no inverno, ou seja, com neve em condições excepcionais em pleno mês de abril. Les Arcs, França; Obertauern, Áustria; Zermatt, Suíça e Courmayeur, Itália, são boas pedidas Na América do Norte, Whistler, no Canadá, suge como a mais indicada. Essa foi mais uma temporada marcante! Muita neve em alguns lugares, pouca em outros. Muito ski, muito snowboard, vários festivais e os Jogos  Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de PyeongChang. Deixará saudades!